Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/368
Document Type: Artigo
Title: Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades
Other Titles: A study of the corporative portals as a tool of explicit knowledge externalization in universities
Un estudio de las páginas web corporativas como instrumento de externalización del conocimiento explícito en universidades
Authors: Gaspar, Marcos Antônio
Donaire, Denis
Santos, Silvio Aparecido dos
Silva, Maria Conceição Melo
Issue Date: Jun-2009
Abstract: Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da Informação e comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos provenientes de sistemas internos de informação, os quais são disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que possibilitam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas atividades. O presente estudo objetiva investigar aspectos importantes do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas mediante a análise do conteúdo disponibilizado em seus portais corporativos. O estudo teve caráter exploratório, com a prospecção, por meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas. Realizou-se uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças, tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das universidades públicas em relação às universidades privadas. As principais distinções dizem respeito ao tipo de serviços disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm como foco o atendimento a diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao público interessado em ingressar na instituição, enquanto que as universidades públicas analisadas priorizam informações mais específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida internamente ou em caráter institucional.
Keywords: Portais da web
Universidades e faculdades
Conhecimento explícito
ISSN: 1806-4892
Citation: SILVA, M. C. M et al. Um estudo dos portais corporativos como instrumento de externalização do conhecimento explícito em universidades. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 119-133, 2009. Disponível em: <http://200.169.97.104/seer/index.php/RBGN/article/view/176/477>. Acesso em: 22 jan. 2012.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/368
Appears in Collections:DAD - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PortaisConhecimentoExplicito.pdf614,03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.