Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/396
Tipo de Documento: Artigo
Título: Internacionalização de Born Globals: um estudo de caso em uma pequena empresa de jogos eletrônicos
Autor(es): Teixeira, Rivanda Meira
Aragão, Aline Menezes de
Data do documento: Jun-2012
Abstract: Esse estudo tem como objetivo central analisar o processo de internacionalização de uma pequena empresa Born Global, identificando as motivações para internacionalizar, o modo de entrada no mercado internacional, a abrangência geográfica, os obstáculos enfrentados e os benefícios advindos da internacionalização. A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de caso único e as evidências foram coletadas através de três entrevistas semi-estruturadas com os principais responsáveis pelas negociações internacionais da empresa. Percebeu-se que, a empresa estudada, pelo seu alto grau de especialização e por ter mercado interno limitado optou pela internacionalização como estratégia essencial para a sua sobrevivência._______________________________________________________________________________ ABSTRACT: This study it has as main objective to analyze the internationalization process of a small Global Born company, identifying the motivations to internationalize, the entrance mode in the international market, the geographical area, the faced obstacles and the internationalization benefits . The research strategy of adopted was of unique study of case and evidences had been collected through three interviews semi-structuralized with the responsible for the company international negotiations. It was perceived that the company analyzed, due its high specialization degree and having limited domestic market opted to internationalization strategy as essential for its survival.
Palavras-chave: Born Globals
Internacionalização de empresas
Pequenas e médias empresas
Micros e pequenas empresas
ISSN: 2178-4833
Citação: ARAGÃO, A. M.; TEIXEIRA, R. M. Internacionalização de Born Globals: um estudo de caso em uma pequena empresa de jogos eletrônicos. Latin American Journal of Business Management, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 25-43, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.lajbm.net/index.php/journal/article/viewArticle/42>. Acesso em: 18 fev. 2013.
Licença: Creative Commons Attribution License
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/396
Aparece nas coleções:DAD - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InternacionalizaçãoBornGlobals.pdf222,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.