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dc.contributor.authorDucci, Norma Pimenta Cirilo-
dc.contributor.authorTeixeira, Rivanda Meira-
dc.date.accessioned2013-02-19T00:09:23Z-
dc.date.available2013-02-19T00:09:23Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationDUCCI, N. P. C.; TEIXEIRA, R. M. As redes sociais dos empreendedores na formação do capital social: um estudo de casos múltiplos em municípios do norte pioneiro no Estado do Paraná. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 9, n. 4, Dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512011000400003&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 fev. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn1679-3951-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/400-
dc.description.abstractQuando as redes sociais, construídas pelos contatos formais e informais, contribuem para o alcance dos objetivos dos empreendedores, essas redes são seu capital social (BURT, 1992). Este trabalho tem como objetivo compreender como as redes sociais são utilizadas pelos empreendedores na construção do seu capital social. Especificamente, analisam-se quais os tipos de redes desenvolvidos pelos empreendedores e quais os recursos acessados através desses relacionamentos na criação e desenvolvimento do negócio. Realizou-se um estudo qualitativo de casos múltiplos em três empreendimentos localizados na região norte pioneiro do Paraná. As evidências foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas com os empreendedores, observação e análise de documentos. Os resultados do trabalho sugerem que nas duas fases dos negócios, de criação e desenvolvimento, a rede social dos empreendedores permitiram acesso aos diferentes recursos que influenciaram de forma significativa na trajetória e nos resultados alcançados. Ainda, partindo da ideia de que capital social é o benefício que pode ser derivado da rede social, é procedente afirmar que os diferentes recursos acessados pelos empreendedores do estudo contribuíram para a formação do seu capital social._________________________________________________________________________________ ABSTRACT: When social networks built by formal and informal contacts contribute to the accomplishment of entrepreneurs' objectives, these networks are their social capital (BURT,1992). This study aims to understand how social networks are used by entrepreneurs in the construction of their social capital. Specifically, it analyzes what types of networks are developed by entrepreneurs and what resources are accessed by them in the businesses creation and development stages. A qualitative study of multiples cases was carried out in the north of Paraná state. Evidence was collected through semi-structured interviews with the entrepreneurs, observation and documents analysis. The results of this study suggest that in the creation and development phases, an entrepreneur's social networks grants access to different resources that meaningfully influence business results. Yet, from the idea that social capital is beneficial and can be derived from social networks, it is possible to state that the different resources accessed by the entrepreneurs contribute to the formation of their social capital.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCapital socialpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.titleAs redes sociais dos empreendedores na formação do capital social: um estudo de casos múltiplos em municípios do norte pioneiro no Estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeEntrepreneurs' social networks in the formation of social capital: a multiple case study in towns located in the pioneer north region of the Paraná statept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Attribution Licensept_BR
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