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Document Type: Tese
Title: Resíduo eletrônico : perspectiva ambiental das ações na formação profissional no Instituto Federal de Sergipe
Authors: Santos, Luiz Carlos Pereira
Issue Date: 15-Mar-2016
Advisor: Soares, Maria José Nascimento
Resumo : Cursos profissionais podem promover atividades pedagógica mediante abordagem interdisciplinar em sala de aula do uso de resíduos eletrônicos como procedimento para formar sujeitos conscientes. Os Institutos Federais enquanto locus formativo pode oportunizar uma formação profissional articulada com a realidade social e assim atender as prerrogativas das legislações vigentes no que tange as Políticas de Resíduos Sólidos. Para tanto, o objetivo dessa tese está na constatação de que a teoria deve ser correlacionada com a prática em laboratório, ou seja, conteúdo relacionado ao objeto de estudo (resíduo eletrônico) no Curso Técnico de Nível Médio de Manutenção e Suporte em Informática com a finalidade de verificar como professores e egressos percebem o resíduo eletrônico e suas formas organizacionais no ambiente escolar. A pesquisa se baseou metodologicamente no estudo de caso, adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa de natureza interpretativo-reflexivo. Neste sentido, o resíduo eletrônico, enquanto instrumento de apoio pedagógico inserido no conteúdo das diversas disciplinas do Curso Técnico de Manutenção e Suporte em Informática funciona como um mediador no processo de ensino-aprendizagem em virtude da sua aproximação com o problema do resíduo eletrônico, possibilitando a construção de conhecimentos; demonstração da utilização de formas eficientes de reuso, reciclagem e aproveitamento desses resíduos. Pois, as evidencias apresentadas pelos egressos e professores demonstraram que as práticas em resíduo eletrônico possibilitaram formar sujeitos conscientes, reflexivos e críticos com base numa formação ampla em que a Educação Ambiental se faz presente nesse contexto profissional.
Abstract: Professional courses can promote educational activities through an interdisciplinary approach in the classroom use of electronic waste as procedures to form subject aware. The Federal Institutes while locus can enhance vocational training articulated with social reality and thus meet the prerogatives of the laws in force regarding solid waste policies. To that end, the goal of this thesis is the observation that the theory must be correlated with the practice in the laboratory, namely, content related to the object of study (electronic waste) in the mid-level technical course of maintenance and computer support in order to verify as teachers and graduates are realizing the electronic waste and its organizational forms in the school environment. The survey was methodologically in the case study, adopting a qualitative and quantitative approach of interpretative nature-reflective. In this sense, the electronic waste, while pedagogical support instrument inserted into the content of the various disciplines of the technical course in Computer maintenance and support functions as a mediator in the teachinglearning process by virtue of its relationship with the problem of electronic waste, enabling the construction of knowledge; demonstration of the use of efficient forms of reuse, recycling and utilisation of this waste. Yes, the evidence presented by the graduates and teachers showed that the practices in electronic waste allowed form subject conscious, critical and reflective on the basis of a broad training in Environmental education is present in this professional context.
Keywords: Meio ambiente
Educação ambiental
Lixo eletrônico
Reaproveitamento de lixo eletrônico
Formação profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe - IFS
Descarte
Educação ambiental
Ensino-aprendizagem
Discarding
Environmental education
Teaching- learning
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: Santos, Luiz Carlos Pereira. Resíduo eletrônico : perspectiva ambiental das ações na formação profissional no Instituto Federal de Sergipe. 2016. 144 f. Tese (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4044
Appears in Collections:Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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