Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/419
Tipo de Documento: Artigo
Título: Redes de pequenas empresas: a aplicação de uma tipologia em uma rede de supermercados
Título(s) alternativo(s): Networks of small firms: a tipology trial in a supermarkets network
Autor(es): Teixeira, Rivanda Meira
Ferreira Júnior, Israel
Data do documento: Set-2007
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar as características de uma rede do setor de comércio varejista, a Rede Econômica de Supermercados, de acordo com a ti pologia de redes de empresas proposta por Hoffmann et al. (2004). Além disso, buscou-se identificar quais são os princi pais benefícios e dificuldades verificados na operacionalização da Rede. A partir de entrevistas realizadas com o gestor administrativo da Rede e com um gerente de compras, e com base na análise de documentos e material institucional, pode-se classificar a Rede como de cooperação horizontal, aglomerada, formal e não-orbital. As princi pais vantagens percebidas para os supermercados, com relação à partici pação na rede, foram a realização de ações de marketing e de compras conjuntas. A principal dificuldade apontada reside na conciliação dos objetivos do negócio com os objetivos individuais._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The present study intended to ana lyze the characteristics in a retail supermarket network, the “Rede Econômica de Supermercados”, according to the typology of networks made by Hoffmann et al. (2004). Besides, it was sought to identify which are the main benefits and difficulties for operating a network. Through interviews made with the network manager, the supply manager and a lso through the ana lysis of the companies’ documents and reports, it was possible to classify the network as “horizontal”, “clustered”, “forma l” and “non-orbita l”. The main benefits perceived for the supermarkets in relation to their partici pation in the network were: joint marketing and purchasing. The main difficulty found was ba lancing business goa ls with individual goals.
Palavras-chave: Cooperação entre empresas
Supermercados
Pequenas e médias empresas
Micros e pequenas empresas
ISSN: 1678-6971
Citação: FERREIRA JÚNIOR, I.; TEIXEIRA, R. M. Redes de pequenas empresas: a aplicação de uma tipologia em uma rede de supermercados. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 8, n. 3, p. 128-152, jul./set. 2007. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/article/view/133/2102>. Acesso em: 25 fev. 2013.
Licença: Autorização para publicação no Repositório da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/419
Aparece nas coleções:DAD - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RedesPequenasEmpresas.pdf197,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.