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dc.contributor.authorCorreia, Sofia Oliveira de Barros-
dc.date.accessioned2017-09-26T13:10:19Z-
dc.date.available2017-09-26T13:10:19Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationCorreia, Sofia Oliveira de Barros. A interdisciplinaridade como princípio norteador da pesquisa em ciências ambientais. 2015. 140 f. Dissertação (Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4208-
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the use and / or the employ of the word interdisciplinarity carried out by graduate students of the Graduate Program in Development and Environment of the Federal University of Sergipe in the last 12 years ( 2003-2014 ) . The study focus on the analysis of theoretical elements, methodological and / or paradigm corresponding to the interdisciplinarity notion present in dissertations. Two hundred and forty-nine dissertations were analyzed. It adopted the discursive approach Pêcheux, French Discourse Analysis (ADF), for the analysis and processing of information . The interaction in the research took place from participating actively, in the sense that the author is located in socio- historical reality studied. The main results of the research explain that interdisciplinarity is taken consensually as a guiding principle; this approach is presented in the interdisciplinary training of research, course design, the interaction in the classroom, in management meetings and field work carried out by coordination, staff, teachers and students. However, in dissertations, employ and / or the use of the term interdisciplinarity shows five major characteristics: a) there are differences in the concept of the management of research (confusion content); b) is predominant theoretical dimension of interdisciplinarity (cognitive consensus); c) there is no specific methodological design to interdisciplinarity (pragmatic nullity); d) there is adoption of sustainability as a matrix, reference and / or index the interdisciplinary analysis (instrumental inversion); e) elects to interdisciplinarity as a criterion for measuring learning. We conclude that the use and / or the employ of interdisciplinarity are restricted to the theoretical dimension and are associated with the evaluation process of academic education. This reduction obscures the identification of methodological aspects, suitable to characterize and justify the relevance of interdisciplinarity in carrying out the dissertations analyzed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectCiências ambientaispor
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimentopor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectPesquisa interdisciplinarpor
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectEnvironmental scienceeng
dc.subjectInterdisciplinary researcheng
dc.titleA interdisciplinaridade como princípio norteador da pesquisa em ciências ambientaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3726335709585445por
dc.contributor.advisor1Souza, Antônio Vital Menezes de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar o uso e/ou emprego da palavra interdisciplinaridade realizado pelos estudantes de mestrado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe nos últimos 12 anos (2003-2014). O estudo concentra-se na análise de elementos teóricos, metodológicos e/ou paradigmáticos correspondentes à noção de interdisciplinaridade presente em dissertações. Duzentas e quarenta e nove dissertações foram analisadas. Adotou-se a abordagem discursiva de Pêcheux, Análise do Discurso Francesa (ADF), para a análise e tratamento das informações. A interação na pesquisa ocorreu de modo participante-ativo, no sentido de que a autora situa-se na realidade sócio-histórica estudada. Os principais resultados da pesquisa explicitam que a interdisciplinaridade é assumida consensualmente como um princípio norteador, esta postura se apresenta na formação interdisciplinar de pesquisa, no projeto de curso, nas interações em sala de aula, nas reuniões de gestão e no trabalho de campo efetuados por coordenação, funcionários, professores e alunos. No entanto, nas dissertações produzidas, o emprego e/ou uso do termo interdisciplinaridade demonstra cinco características principais: a) existem divergências no manejo do conceito entre as pesquisas (confusão de conteúdo); b) é predominante a dimensão teórica da interdisciplinaridade (consenso cognitivo); c) não existe delineamento metodológico específico à interdisciplinaridade (nulidade pragmática); d) existe adoção da sustentabilidade como matriz, referência e/ou índice à análise interdisciplinar (inversão instrumental); e) elege-se a interdisciplinaridade como um critério de mensuração da aprendizagem. Conclui-se que o emprego e/ou uso da interdisciplinaridade se encontram restritos à dimensão teórica e associados ao processo avaliativo da formação acadêmica. Tal redução obscurece a identificação de aspectos metodológicos, adequados para caracterizar e justificar a relevância da interdisciplinaridade na realização das pesquisas analisadas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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