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dc.contributor.authorSantos, Maria do Carmo Menezes dospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T13:10:43Z-
dc.date.available2017-09-26T13:10:43Z-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4235-
dc.description.abstractThe public management of knowledge and the types of appropriation of scientific knowledge focused on environmental issues, produced at the Federal University of Sergipe, is the central object of this research. The research methodology is based on the interpretive paradigm. The chosen method was exploratory and descriptive with qualitative and quantitative data survey. Two descriptors were used to delimit the identification of the knowledge produced: environment and sustainable, complementing with correlated terms such as: environmental, environment, ambiance and sustainability. The Pro-Rectory of Pos-Graduate Studies and Research of the Federal University of Sergipe was the main sector selected for the development of the study, located in the University City Prof. José Aloísio de Campos, in the city of São Cristóvão/SE, characterizing the empirical field research. The techniques of data collection were active participant observation, semistructured interviews, bibliographic and documentary researches, while the discussion and analysis of the data were performed based on content analysis of Bardin (2008) and, when appropriate, the use of simple descriptive statistics. The results highlight that there is a vacuum in management practices adopted in the public management of knowledge and, consequently, in environmental management university too, it was found that, despite of the large academic research on the subject studied, there is a gap in the dialogue between the various surveyed cores and the administration of the UFS, because the institutional structure is very departmentalized, hindering the promotion of interdisciplinarity. The dispersion of information on environmental research and the lack of an integrated database for storing them are consequences for shortfalls in knowledge management.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão do conhecimentopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectConhecimento ambientalpor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipepor
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectKnowledge managementeng
dc.subjectSergipe (Brazil)eng
dc.titleGestão Pública de conhecimentos ambientais na Universidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8418711603307021por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1288674702638231por
dc.contributor.advisor1Souza, Antônio Vital Menezes dept_BR
dc.description.resumoA gestão pública de conhecimentos e os tipos de apropriação do conhecimento científico voltado às questões ambientais, produzido na Universidade Federal de Sergipe, é o objeto central dessa pesquisa. A metodologia da pesquisa baseia-se no paradigma interpretativo. O método escolhido foi o exploratório e descritivo com levantamento de dados qualitativos e quantitativos. Foram utilizados dois descritores para delimitar a identificação dos conhecimentos produzidos: ambiente e sustentável, complementando com termos correlacionados como: ambiental, meio ambiente, ambiência e sustentabilidade. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe foi o principal setor selecionado para o desenvolvimento do estudo, situado na Cidade Universitária Prof. José Aloísio de Campus, no município de São Cristóvão/SE, caracterizando o campo empírico da pesquisa. As técnicas de coleta de dados foram observação participante ativa, entrevista semiestruturada, pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, enquanto a discussão e análise dos dados foram realizadas fundamentadas na análise de conteúdo de Bardin (2008) e, quando pertinente o uso de estatística descritiva simples. Os resultados destacam que existe um vácuo nas práticas de gerenciamento adotadas na gestão pública de conhecimento e, consequentemente, também na gestão ambiental universitária; constatou-se que, em detrimento de uma grande produção acadêmica sobre a temática estudada, há uma lacuna no diálogo entre os vários núcleos pesquisados e destes com a administração da UFS, devido a estrutura institucional que é muito departamentalizada, dificultando a promoção da interdisciplinaridade. A dispersão das informações sobre as pesquisas ambientais, e a falta de um banco de dados integrado para armazenamento das mesmas, são implicadores para a deficiência na gestão de conhecimento.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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