Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPagan, Acácio Alexandre-
dc.contributor.authorEl-Hani, Charbel-
dc.contributor.authorBizzo, Nelio Marco Vincenzo-
dc.date.accessioned2013-02-25T20:54:20Z-
dc.date.available2013-02-25T20:54:20Z-
dc.date.issued2011-12-
dc.identifier.citationPAGAN, A. A.; EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas. Revista de Educação Publica, Cuiabá, v. 20, n. 44, p. 445-461, set./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317>. Acesso em: 25 fev. 2013.pt_BR
dc.identifier.issn2238-2097-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/427-
dc.description.abstractBuscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: We aimedat investigating the conceptions of biological sciences undergraduate students of the State University of Mato-Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, about the human (animal) identity. A questionnaire, based on Likert-like scales was applied to all the students of this course, totaling 159 individuals. The results showed that the extension influenced the students’ development of conceptions about the human-animal identity, and that the proximity with scientific initiation activities was related with a tendency to associate moral dimensions with other non-human animals. This information can be important to plan didactical activities that favor overcoming racial prejudice.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectIdentidade humanapt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.titleA identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeThe human identity and the live alter: conceptions of some biological science studentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
Aparece nas coleções:DBCI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeHumana.pdf521,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.