Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/427
Tipo de Documento: Artigo
Título: A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas
Título(s) alternativo(s): The human identity and the live alter: conceptions of some biological science students
Autor(es): Pagan, Acácio Alexandre
El-Hani, Charbel
Bizzo, Nelio Marco Vincenzo
Data do documento: Dez-2011
Abstract: Buscou-se investigar as concepções de graduandos em Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, sobre a identidade (animal) humana. Foi aplicado um questionário baseado em escalas do tipo Likert, a todos os discentes do referido curso, totalizando 159 indivíduos. Os resultados mostraram que a extensão influenciou na construção das concepções desses alunos sobre a identidade animal-humana, bem como a proximidade com atividades de iniciação científica se relacionou com a tendência dos mesmos em associar dimensões morais a outros animais não-humanos. Esses dados podem ser importantes para se pensar em atividades didáticas que favoreçam a quebra de preconceitos raciais._____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: We aimedat investigating the conceptions of biological sciences undergraduate students of the State University of Mato-Grosso (UNEMAT), Tangará da Serra, about the human (animal) identity. A questionnaire, based on Likert-like scales was applied to all the students of this course, totaling 159 individuals. The results showed that the extension influenced the students’ development of conceptions about the human-animal identity, and that the proximity with scientific initiation activities was related with a tendency to associate moral dimensions with other non-human animals. This information can be important to plan didactical activities that favor overcoming racial prejudice.
Palavras-chave: Ensino de biologia
Identidade humana
Preconceito racial
ISSN: 2238-2097
Citação: PAGAN, A. A.; EL-HANI, C. N.; BIZZO, N. A identidade humana e o alter vivo: concepções de alguns alunos de ciências biológicas. Revista de Educação Publica, Cuiabá, v. 20, n. 44, p. 445-461, set./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/317>. Acesso em: 25 fev. 2013.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/427
Aparece nas coleções:DBCI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeHumana.pdf521,49 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.