Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4496
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorLima, Juciana Karla Melopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:30:18Z-
dc.date.available2017-09-26T17:30:18Z-
dc.date.issued2014-02-25-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4496-
dc.description.abstractVocational and technical education (EFA) passed in recent years to take a strategic value to regional development, with a result of changes occurring in professional and technical education for decades. The main objective of this study was to investigate the role of vocational and technical education in regional development. Initially we analyzed the relation between human capital, education and economic development through a survey of theories and key representatives of human capital. Then the evolution of the historical process of professional education in Brazil was shown from the beginnings to the present day, highlighting their transformations and based on a story by building more than 100 years. Having socioeconomic data from IBGE and RAIS to support an approach to regional development was made highlighting regional dynamics and socioeconomic characteristics of Brazilian regions, emphasizing the demographic, economic and social aspects. Then the relationship between vocational and technological education and development was shown in the Brazilian regions showing the interaction between them by examining the Locational Quotient ", and also the data of the Ministry of Education (MEC) on vocational and technical education. Finally, we verify the causal relationship between the professional and technological education and regional development addressing the contribution of EFA regions, and also of public policies for EFA. The study showed in general the existence of a relationship between EPT and regional development, even with some limitations that did not allow us a deeper analysis.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento regionalpor
dc.subjectEconomia regionalpor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectCapital humanopor
dc.subjectHuman capitaleng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectRegional economicseng
dc.subjectRegional planningeng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.titleA educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento regionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2658224562713726por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9775302683367235por
dc.contributor.advisor1Esperidião, Fernandapt_BR
dc.description.resumoA educação profissional e tecnológica (EPT) passou nos últimos anos a assumir um valor estratégico para o desenvolvimento regional, sendo resultado das transformações ocorridas no ensino profissional e técnico ao longo de décadas. O objetivo principal do presente trabalho foi verificar o papel da educação profissional e tecnológica no desenvolvimento regional. Inicialmente foi analisada a relação entre o capital humano, educação e o desenvolvimento econômico através de um levantamento das teorias e principais representantes do capital humano. Em seguida foi mostrada a evolução do processo histórico da educação profissional no Brasil desde os primórdios até os dias atuais destacando suas transformações, fundamentada numa história de construção de mais de 100 anos. Tendo como suporte os dados socioeconômicos do IBGE e da RAIS, foi feita uma abordagem do desenvolvimento regional destacando a dinâmica regional e a caracterização socioeconômica das regiões brasileiras, enfatizando os aspectos demográficos, econômicos e sociais. Em seguida foi mostrada a relação entre educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento nas regiões brasileiras mostrando a interação entre ambos através da análise do Quociente Locacional , e também dos dados do Ministério da Educação (MEC) sobre a educação profissional e tecnológica. Por fim, verificamos a relação de causalidade entre a educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento regional abordando a contribuição da EPT nas regiões, e também das políticas públicas para a EPT. O estudo mostrou de um modo geral a existência de uma relação entre a EPT e o desenvolvimento regional quando analisada e comparada com a oferta de cursos por setores produtivos da EPT, com o PIB por setores e o quociente locacional das regiões e mesorregiões.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JUCIANA_KARLA_MELO_LIMA.pdf1,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.