Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlvelos, José Manuel Pintopt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:30:34Z-
dc.date.available2017-09-26T17:30:34Z-
dc.date.issued2008-11-15-
dc.identifier.citationALVELOS, José Manuel Pinto. INOVAÇÃO, FINANCIAMENTO E APRENDIZADO: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. 2008. 130 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4541-
dc.description.abstractParting from Schumpeter s determinants of investment, an Evolutionary Theory is developed and with a base on the gene, identifying elements that encode routines and develop skills, establishing control, copying and imitation. Scientific technological knowledge, thus generated, can be created or replicated locally, creating what is called a "cluster of knowledge", leading to a dynamic Local Base of Innovation. A Federal Institution (FI) has two complementary roles: training human resources and accumulating techno-scientific knowledge to contribute to the implementation of a local socio-economy. These functions require a pattern of financing, which on the internal side, are derived by the application of "models of partition of OCC (Other Expenses and Capital)" by MEC / SESu determined by the Student-Equivalent Model, that is insufficient to take account the expansion plans of IFES. On the other hand, IFES seek external support to complement funding limitations via Projects, Programs, Parliamentary Amendments, among others, as was the case with UFS. To give consistency to our analysis, the case of the UFS was investigated, by historically analyzing results of approximately 10 years based on critical variables and parameters that make up the Student-Equivalent Model. We detected, despite the rapid growth of these variables, that elements of external and extra-budgetary partnerships were essential, illustrated by the examples of the NUPEG-SE and REUNI. The patterns of internal funding, allied by external partnerships, helped pave the way to consolidate UFS in its role as the Base of Local Innovation.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectTeoria Evolucionáriapor
dc.subjectGenespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectClusterpor
dc.subjectBase Local de Inovaçãopor
dc.subjectOrçamentopor
dc.subjectModelo Aluno Equivalentepor
dc.subjectAprendizado científicopor
dc.subjectProjetospor
dc.subjectProgramaspor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectEvolutionary Theoryeng
dc.subjectGeneeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectClustereng
dc.subjectLocal Base of Innovation, Budgeteng
dc.subjectStudent Equivalent Modeleng
dc.subjectScientific learningeng
dc.subjectProjectseng
dc.subjectProgramseng
dc.subjectAprendizado tecnológicopor
dc.subjectAprendizado institucionalpor
dc.subjectTechnological learningeng
dc.subjectInstitutional learningeng
dc.titleInovação, financiamento e aprendizado : o caso da Universidade Federal de Sergipepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1202129610744975por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326719214777541por
dc.contributor.advisor1Santana, José Ricardo dept_BR
dc.description.resumoA partir dos determinantes Schumpeterianos do Investimento, desenvolvemos a Teoria Evolucionária e, com base no gene, apontamos os elementos que codificam a rotina e desenvolvem habilidades, estabelecendo o controle, a cópia e a imitação. O conhecimento científico-tecnológico, assim gerado, pode ser criado ou replicado localmente, originando o chamado cluster de conhecimento , dinamizando uma Base Local de Inovação. Uma Instituição Federal de Esnsino Superior (IFES) cumpre dois papéis complementares: formar recursos humanos e aportar conhecimentos tecnicocientíficos para a implementação de uma socioeconomia local. Essas funções exigem um padrão de financiamento que, pelo lado interno, resultam na aplicação de modelos de partição de OCC (Outros Custeios e Capital) pelo MEC/ SESu, sendo determinante o Aluno Equivalente ao se mostrar insuficiente para dar conta das pretensões de expansão das IFES . Por outro lado, as IFES buscam apoio externo e complementares para as suas carências de financiamento, mediante projetos, programas, emendas parlamentares, entre outras, como foi o caso da UFS. Para dar consistência à nossa análise aprofundamos o caso da UFS, recuperando historicamente, numa trajetória aproximada de 10 anos, as variáveis críticas e os parâmetros que compõem o Modelo Aluno-Equivalente. Detectamos, apesar do vigor de crescimento, que foram essenciais os elementos de parcerias externas e extra-orçamentárias, como o NUPEG-SE e o REUNI. Os padrões de financiamento interno, aliado às parcerias permitiram pavimentar o papel da UFS, para consolidação da Base Local de Inovação.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANApor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSE_MANUEL_PINTO_ALVELOS.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.