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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFaria, Bianca Esperidião de-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:30:42Z-
dc.date.available2017-09-26T17:30:42Z-
dc.date.issued2015-09-28-
dc.identifier.citationFaria, Bianca Esperidião de. Evolução da gestão nas micro e pequenas empresas de turismo em Aracaju : 2012 a 2014. 2015.115 f. Dissertação( Pós-Graduação Profissional em Economia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015 .por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4559-
dc.description.abstractMicro and small companies, together with the individual companies, representing approximately 99% of formal enterprises in Brazil and account for 52% of jobs created with a formal contract. In addition, they account for approximately 27% of national GDP. However, despite the importance of SMEs, the observed mortality rate revolves around 27%. Or approximately 1/3 of the open MEPs close the doors before completing two years of operation. The main problems are related to failures in the management process. The tourism industry, which has grown in recent years, is part of that context and was the focus of this work. The main objective is to present developments in the management of business into three segments, namely: hosting Media, Bars and Restaurants, and Travel Agencies, making a comparison between 2012-2014. To that end, it adopted the criteria Excellence Model Management in Management methodology developed by the National Quality Foundation. On the results presented, we realize that there is potential in the analyzed companies, although there is a discontinuity in good management practices for the absence of a system vision of the entrepreneur.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConceito de turismopor
dc.subjectSegmentação do turismopor
dc.subjectExcelência em gestãopor
dc.subjectTourism concepteng
dc.subjectTargeting tourismeng
dc.subjectExcellence in managementeng
dc.titleEvolução da gestão nas micro e pequenas empresas de turismo em Aracaju : 2012 a 2014por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, José Roberto de Lima-
dc.description.resumoAs micro e pequenas empresas, somadas às empresas individuais, representam aproximadamente 99% dos empreendimentos formais no Brasil e são responsáveis por 52% dos empregos gerados com carteira assinada. Além disso, respondem por aproximadamente 27% do PIB nacional. Contudo, apesar da importância das MPEs, a taxa de mortalidade verificada gira entorno 27%. Ou seja, aproximadamente 1/3 das MPEs abertas fecham as portas antes de completar dois anos de funcionamento. Os principais problemas estão relacionados a falhas no processo de gestão. A atividade turística, que cresceu muito nos últimos anos, faz parte desse contexto e foi o foco deste trabalho. O objetivo principal é apresentar a evolução da gestão das empresas em três segmentos, quais sejam: Meios de hospedagem, Bares e Restaurantes, e Agencias de Viagens, fazendo um comparativo do período 2012-2014. Para tanto, foi adotado os critérios de gestão do Modelo de Excelência em Gestão, metodologia desenvolvida pela Fundação Nacional da Qualidade. Diante dos resultados apresentados, percebemos a que existe potencial nas empresas analisadas, embora exista uma descontinuidade nas boas práticas de gestão pela ausência de uma visão sistema do empresário.por
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Economia

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