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Tipo de Documento: Tese
Título: A inserção das questões ambientais no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe
Título(s) alternativo(s): The insertion of environmental issues in the course of degree in Chemistry at the Federal University of Sergipe
La inserción de las cuestiones ambientales en el curso de la licenciatura en Química en la Universidad Federal de Sergipe
Autor(es): Pitanga, Ângelo Francklin
Data do documento: 17-Ago-2015
Orientador: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Resumo: O sistema econômico vigente começou, em meados do século XX, a apresentar sinais de insustentabilidade por conta da constatação de diversas externalidades, que ultrapassam a destruição e o esgotamento dos recursos naturais. Nesse cenário, a atividade químico-industrial, devido à sua ação poluidora e alguns desastres de repercussão mundial, passa a ser questionada e exigida uma nova postura frente às questões que envolvem o cuidado e a preservação do meio ambiente. Nesse contexto, esta Tese teve por objetivo investigar como as questões ambientais – Problemas Ambientais, Química Verde, Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental– estão sendo inseridas no curso de Licenciatura em Química oferecido pela Universidade Federal de Sergipe no campus de São Cristóvão. Para tal, buscou-se conhecer as concepções, métodos e práticas adotadas pelos professores. A Pesquisa Qualitativa e interpretativa serviu de norte teórico no intuito de analisar em profundidade o universo pesquisado. Na coleta de dados foram utilizados: Análise de Documentos e Entrevistas semiestruturadas com os docentes do curso em tela. Na análise dos resultados, têm-se como base a Análise Textual Discursiva. Com vistas a atender os rigores e à validade interna da pesquisa, o método de triangulação foi utilizado a fim de que as inferências e interpretações dos resultados garantissem a qualidade da investigação empreendida. O diagnóstico da análise curricular foi realizado tomando como referência os critérios propostos pela rede de Ambientalização Curricular de Estudos Superiores, apontando para um currículo inovador, que procura atender às exigências legais, porém quando se desdobram em suas componentes curriculares, vê-se uma estrutura pouco flexível, em que as questões ambientais são pouco contempladas. Em relação às categorias de análise investigadas, observa-se, por parte dos professores, que o tratamento dos problemas ambientais está limitado ao desenvolvimento de suas atividades laboratoriais, contexto micro. Um entendimento de desenvolvimento sustentável que é bastante criticado. E visões comportamentalistas sobre Educação Ambiental que, de modo geral, apresentam-se como concepções antropocêntricas, fundadas em uma racionalidade técnico-instrumental, onde soluções técnicas são suficientes para viabilizar os problemas atuais. Em relação à Química Verde, há certo desconhecimento associado com seus princípios e sua filosofia, sendo suas ideias enquadradas numa corrente desenvolvimentista ou na macrotendência pragmática. Os dados levantados tanto na pesquisa, quanto nas referências apontam que, do modo como é operada, a Química Verde representa um instrumento de racionalização, que pode acabar colaborando na manutenção dos interesses de grupos hegemônicos. Quanto aos métodos e práticas, foram relatadas a utilização de intervenções pedagógicas que estimulam a participação e a construção do conhecimento por parte dos discentes, porém, ainda é marcante a preocupação com a transmissão dos conteúdos científicos disciplinares.
Abstract: The current economic system began in the mid-twentieth century to present unsustainability signals due to the realization of various externalities that go beyond the destruction and depletion of natural resources. In this scenario, the chemical-industrial activity due to its polluting action and some world level disaster is being questioned and required a new attitude towards the issues surrounding the care and preservation of the environment. In this context, this thesis aimed to investigate how environmental issues - Environmental Problems, Green Chemistry, Sustainable Development and Environmental Education - are being inserted in the course of degree in Chemistry offered by the Federal University of Sergipe on the campus of São Cristóvão. To this end, we sought to identify the concepts, methods and practices adopted by teachers. The Qualitative Research and interpretive served as the theoretical north in order to analyze in depth the research universe. In data collection were used: Documents and interviews analysis of semi-structured screen in the course teachers. In the analysis of the results there have based on the Textual Analysis Discourse. In order to meet the rigors and the internal validity of the research, the triangulation method was used so that the inferences and interpretations of the results guarantee the quality of the research. The diagnosis of curricular analysis was carried out by reference to the criteria proposed by the network Environmentalisation Curricular for Advanced Studies, pointing to an innovative curriculum that seeks to meet the legal requirements, but when broken down into its curriculum components, we see a low structure flexible where environmental issues are poorly covered. Regarding the analysis categories investigated, it is observed by teachers that treatment of environmental problems is limited to the development of their laboratory activities, micro context. An understanding of sustainable development that is widely criticized. And behaviorists views on environmental education. Generally that appear as anthropocentric conceptions, based on a technical-instrumental rationality, where technical solutions are sufficient to enable the current problems. Regarding the Green Chemistry, there are certain ignorance associated with its principles and philosophy, and their ideas framed in the developmental chain or pragmatic macro trend. The data collected both in research as in the references point out that the way they operated, the Green Chemistry is a rationalization instrument that could end up collaborating in maintaining the interests of hegemonic groups. As for the methods and practices have been reported the use of pedagogical interventions that encourage participation and the construction of knowledge by the students, however, is still marked concern about the transmission of disciplinary scientific content.
El sistema económico actual se inició a mediados del siglo XX para presentar señales insostenibilidad debido a la realización de diversas externalidades que van más allá de la destrucción y el agotamiento de los recursos naturales. En este escenario, la actividad química industrial debido a su acción contaminante y algún desastre nivel mundial está siendo cuestionado y requiere una nueva actitud hacia los temas relacionados con el cuidado y la preservación del medio ambiente. En este contexto, esta tesis como objetivo investigar cómo medioambiental temas - Problemas Ambientales, Química Verde, Desarrollo Sostenible y Educación Ambiental - están siendo insertados en el Grado en Química ofrecido por la Universidad Federal de Sergipe en el campus de São Cristóvão. Con este fin, hemos tratado de identificar los conceptos, métodos y prácticas adoptadas por los profesores.La investigación y la interpretación cualitativa sirvieron de norte teórico con el fin de analizar en profundidad el universo de la investigación. En la recolección de datos se utilizaron: Documentos y entrevistas análisis de pantalla semi-estructurado de los profesores del curso. En el análisis de los resultados se han basado en el Análisis de Pruebas Discurso. Con el fin de cumplir con los rigores y la validez interna de la investigación, se utilizó el método de triangulación para que las inferencias e interpretaciones de los resultados avalan la calidad de la investigación. El diagnóstico de análisis curricular se llevó a cabo en función de los criterios propuestos por el Currículo ambientalización red de Estudios Avanzados, que apunta a un plan de estudios innovador que busca cumplir con los requisitos legales, pero cuando se desglosa en sus componentes curriculares, vemos una estructura de bajo donde las cuestiones ambientales flexibles están mal cubiertos. En cuanto a las categorías de análisis investigados, se observa por los profesores que el tratamiento de los problemas ambientales se limita al desarrollo de sus actividades de laboratorio, micro contexto. La comprensión del desarrollo sostenible que es ampliamente criticado. Y conductistas puntos de vista sobre la educación ambiental. En general que aparecerá como concepciones antropocéntricas, con base en una racionalidad técnico-instrumental, donde las soluciones técnicas son suficientes para permitir a los problemas actuales. En cuanto a la Química Verde, hay cierto desconocimiento asociados con sus principios y la filosofía, y sus ideas enmarcadas en la cadena de desarrollo o pragmática tendencia macro. Los datos recogidos tanto en la investigación como en las referencias señalan que la forma en que operan, la Química Verde es un instrumento de racionalización que podría terminar colaborar en el mantenimiento de los intereses de los grupos hegemónicos. En cuanto a los métodos y prácticas se han reportado el uso de intervenciones pedagógicas que fomenten la participación y la construcción del conocimiento por los estudiantes, sin embargo, sigue siendo marcada preocupación por la transmisión de contenidos científicos disciplinaria.
Palavras-chave: Educação
Educação ambiental
Ensino superior
Aspectos ambientais
Química
Questões ambientais
Química (estudo e ensino)
Química Verde
Docência universitária
Environmental issues
Green Chemistry
University teaching
Asuntos ambientales
Docencia Universitaria
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: Pitanga, Ângelo Francklin. A inserção das questões ambientais no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Sergipe. 2015. 200 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4587
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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