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Tipo de Documento: Tese
Título: Formação continuada dos professores de educação física da rede pública de ensino no município de Aracaju : mediações do "Programa Horas de Estudo"
Autor(es): Lira, Núbia Josania Paes de
Data do documento: 21-Mai-2015
Orientador: Lacks, Solange
Resumo: A presente pesquisa tem objeto de estudo a Formação Continuada de Professores de Educação Física na rede Municipal de Ensino de Aracaju, a partir do “Programa Horas de Estudo”, cuja investigação científica incide na relação conteúdo e forma presente no desenvolvimento da Valorização e Formação de professores e a Organização do Trabalho Pedagógico, como importantes pressupostos para a qualificação do trabalho educativo. Este estudo está inserido no conjunto das contribuições científicas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física & Esporte e Lazer- GEPEL na linha de Pesquisa Formação de Professores e Trabalho Docente articulado a rede LEPEL. Apresenta como relevância científica o diagnóstico sobre a Formação Continuada de Professores de Educação Física, com ênfase na trajetória da carreira docente no período de 1986-2012, compondo uma análise 26 anos de trabalho, de modo a compreender a realidade e as possibilidades da Formação Continuada de Professores. O objetivo geral é analisar os nexos e relações na política educacional do “Programa Horas de Estudos” destinadas à formação continuada de professores e a produção da Organização do Trabalho Pedagógico dos professores de Educação Física da Educação básica na rede Municipal de Educação de Aracaju/SE. E como objetivos específicos: a) analisar as contribuições sobre Formação Continuada de Professores considerando o debate das proposições de Políticas Públicas e as produções teóricas com o respectivo alcance na rede Municipal de Educação de Aracaju identificando a influência da mercantilização da Educação na sociedade do capital; b) constatar e explicitar a realidade da Educação Física na rede Municipal de Educação de Aracaju articulada à política de Formação Continuada de Professores através do “Programa Horas de Estudo” buscando revelar a concepção de formação continuada e identificar os nexos com a organização do trabalho pedagógico e c) contribuir para a proposição de formação continuada mediada pelas categorias da prática pedagógica do professor de Educação Física da rede Municipal de Educação de Aracaju sob o ponto de vista do trabalho socialmente útil para além do capital. Do ponto de vista metodológico, optou-se pelo materialismo histórico dialético, considerando dois campos categoriais entrecruzados para a apropriação das leis da dinâmica interna do problema de pesquisa, articulando as categorias teóricas Realidade e Possibilidades a partir de Cheptulin (1982) e as categorias de conteúdo envolvendo Bases Epistemológicas, Bases Pedagógicas e Bases Estruturais no diagnóstico do objeto de investigação. A composição do diagnóstico da realidade se faz mediante coleta de dados a partir das entrevistas com professoras em processo de aposentadoria (com 25 anos de carreira), coordenador de Educação Física da SEMED e secretária de educação da rede municipal e análise documental dos materiais teórico-metodológicos produzidos no processo de formação continuada, site da SEMED e material de divulgação do SINDIPEMA. As possibilidades para a formação continuada na rede Municipal de Educação de Aracaju apontam para a implementação de uma política de valorização e profissionalização dos educadores articuladas ao projeto educativo do país no enfrentamento das dificuldades sociais existentes, expresso numa política global e permanente de formação com condições de trabalho, salarial e de carreira.
Abstract: This research has the object of study Continuing Education of Physical Education Teachers in Municipal network Aracaju Teaching from the "Hours of Study Programme", whose scientific research focuses on the relationship content and present in the development of Appreciation and Training teachers and the educational labor Organization, as important prerequisites for qualification of educational work. This study was part of the set of scientific contributions developed by the Group of Studies and Research in Physical Education & Sport and leisure- GEPEL on line search Teacher Training and Teaching Work articulated the LEPEL network. It presented as scientific relevance diagnosis on the Continuing Education of Teachers of Physical Education, with emphasis on the trajectory of the teaching profession in the 1986- 2012 period, making an analysis of 26 years of work in order to understand the reality and possibilities of Continuing Education Teachers. The general objective is to analyze the connections and relationships in the educational policy of "Time Studies Program" aimed at continuing education of teachers and the production of the Pedagogical Work Organization of Physical Education teachers of Basic Education in the Municipal Network of Education of Aracaju / SE . And the following objectives: a) to analyze the contributions of Continuing Teacher Education considering the discussion of public policy proposals and theoretical productions with its reach in the Municipal network Aracaju Education identifying the influence of Education of commercialization in the capital of the company; b) verify and explain the reality of Physical Education in the Municipal network Aracaju Education articulated the Continuing Education Policy Teachers through the "Hours of Study Programme" seeking to prove the concept of continuing education and identify links with the organization of the pedagogical work c) contribute to the continuing education proposal mediated by the categories of teaching practice of physical education teacher of the Municipal network of Aracaju Education from the point of view of socially useful work beyond the capital. From a methodological point of view, we opted for the historical dialectic materialism, considering two fields categorical interlocking for the appropriation of the laws of the internal dynamics of the research problem, articulating the theoretical categories Reality and Possibilities from Cheptulin (1982) and the categories of content involving Epistemological Bases, Pedagogical bases and Structural basis for the diagnosis of the investigation. The composition of the diagnosis of reality is done by collecting data from interviews with teachers in retirement process (25 year career), physical education coordinator SEMED and secretary of education in the municipal and documentary analysis of theoretical materials methodological produced in the process of continuing education, the SEMED site and SINDIPEMA advertising material. The possibilities for continuing education in Aracaju Municipal Education network link to the implementation of a policy of upgrading and professionalization of teachers articulated to the country's educational project in addressing existing social problems, expressed in a comprehensive and continuous training policy with conditions job, salary and career.
Esta investigación tiene el objeto de estudio de Educación Continua de Profesores de Educación Física en la red municipal de Aracaju enseñanza por medio de las "Horas de Programa de Estudio", cuya investigación científica se centra en el contenido y la relación presente en el desarrollo de la apreciación y Formación maestros y la organización del trabajo educativo, como requisitos previos importantes para la calificación del trabajo educativo. Este estudio forma parte del conjunto de contribuciones científicas desarrollado por el Grupo de Estudios e Investigación en Educación Física y Deportes y ocio-GEPEL en línea de búsqueda de Formación del Profesorado y Enseñanza articulan la red LEPEL. Se presenta como el diagnóstico relevancia científica sobre la formación continua de profesores de educación física, con énfasis en la trayectoria de la profesión docente en el período 1986-2012, haciendo un análisis de 26 años de trabajo con el fin de comprender la realidad y posibilidades de Educación Continua profesores. El objetivo general es analizar las conexiones y relaciones en la política educativa del "Programa de Estudios Tiempo" dirigidos a la educación de los profesores y la producción de la organización del trabajo pedagógico de los profesores de Educación Física de Educación Básica de la Red Municipal de Educación de Aracaju continua / SE . Y los siguientes objetivos: a) Analizar las aportaciones de la formación docente continua teniendo en cuenta la discusión de propuestas de políticas públicas y producciones teóricas con su alcance en la red municipal de Aracaju Educación identificar la influencia de Educación de la comercialización en el capital de la empresa; b) verificar y explicar la realidad de la educación física en la red municipal de Aracaju Educación articula los maestros política de perfeccionamiento a través de las "Horas de Estudio Programa" que pretende demostrar el concepto de educación continua e identificar vínculos con la organización del trabajo pedagógico c) contribuir a la propuesta de educación continua mediada por las categorías de la práctica docente del profesor de educación física de la red municipal de educación Aracaju desde el punto de vista del trabajo socialmente útil más allá de la capital. Desde un punto de vista metodológico, optamos por el materialismo histórico dialéctico, teniendo en cuenta dos campos categóricos de enclavamiento para la apropiación de las leyes de la dinámica interna del problema de investigación, la articulación de la Realidad categorías teóricas y posibilidades de Cheptulin (1982) y las categorías de contenido que involucra bases epistemológicas, bases pedagógicas y las bases estructurales para el diagnóstico de la investigación. La composición del diagnóstico de la realidad se lleva a cabo mediante la recopilación de los datos de las entrevistas con los profesores en proceso de jubilación (25 años de carrera), coordinador de educación física SEMED y secretario de la educación en el análisis documental municipal y de los materiales teóricos metodológico producido en el proceso de educación continua, el sitio SEMED y material publicitario SINDIPEMA. Las posibilidades para la educación continua en Aracaju Municipal de Educación de enlace de red para la implementación de una política de mejora y profesionalización de los maestros articulados al proyecto educativo del país para hacer frente a los problemas sociales existentes, expresadas en una política integral y continua formación con condiciones trabajo, el salario y la carrera.
Palavras-chave: Educação
Política e educação
Educação permanente
Formação de professores
Educação física
Ensino fundamental
Prática de ensino
Programa Horas de Estudo
Formação Continuada de Professores
Educação Pública
Organização do trabalho pedagógico
Continuing teacher training
Physical education
Public education
Organization of pedagogical work
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: Lira, Núbia Josania Paes de. Formação continuada dos professores de educação física da rede pública de ensino no município de Aracaju : mediações do "Programa Horas de Estudo". 2015. 251 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4590
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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