Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4602
Tipo de Documento: | Tese |
Título: | Disciplina e sociabilidade : fundamentos de uma pedagogia moral da infância em Kant |
Autor(es): | Alcântara, Cássia Virginia Moreira de |
Data do documento: | 20-Fev-2017 |
Orientador: | Santos, Edmilson Menezes |
Resumo: | A presente tese intitulada “Disciplina e Sociabilidade: Fundamentos de uma Pedagogia Moral da Infância em Kant” tem como objeto de estudo a Filosofia Crítica e, em especial, o opúsculo Sobre a Pedagogia (Über Pädagogik) compilado por Friedrich Theodoro Rink, discípulo de Immanuel Kant, a partir das notas tomadas nas lições de pedagogia ministradas pelo filósofo nos cursos de 1776/77, 1783/84 e 1786/87, na Universidade de Königsberg. Nas preleções de Kant encontra-se o panorama mais completo daquilo que o filósofo pensava acerca da pedagogia e, neste texto, estão contidas várias citações sobre a infância. O objetivo da pesquisa foi desenvolver um estudo aprofundado do opúsculo, realizando seu cotejamento com diversas obras do sistema crítico, com a finalidade de identificar os fundamentos que constituem uma Pedagogia Moral da Infância em Kant. Partiu-se da seguinte tese: Há uma pedagogia da infância em Kant e os fundamentos para a moralidade se assentam em dois pilares: disciplina e sociabilidade. Três questões norteadoras foram elaboradas e respondidas durante o percurso: Como disciplina, sociabilidade e autonomia estão relacionadas entre si e no conjunto da filosofia crítica? Como se tornam pilares em torno dos quais se desenvolve a moralidade, desde a infância? Como um projeto de educação cosmopolita pode vir a contribuir para essa formação moral? Os resultados apontam para a confirmação da tese e indicam que a pedagogia kantiana se encontra respaldada na filosofia crítica caracterizando-se como uma pedagogia transcendental e contemplando o caráter de uma Filosofia da História kantiana. |
Abstract: | This thesis entitled "Discipline and Sociability: Foundations of Moral Education of Children in
Kant" has as its object of study the Critical Philosophy and, in particular, the booklet Kant on
Education (Über Pädagogik) compiled by Friedrich Theodor Rink, a disciple of Immanuel
Kant, from notes taken in lessons of pedagogy taught by the philosopher in the courses of
1776/77, 1783/84 and 1786/87, at the University of Königsberg. In Kant's lectures we find the
most complete picture of what the philosopher thought about pedagogy, and in this text are
contained a number of quotations about childhood. The objective of the research was to develop
a detailed study of the booklet, performing its comparison with several works of the critical
system, in order to identify the foundations that constitute a Moral Pedagogy of Childhood in
Kant. It started from the following thesis: There is a childhood pedagogy in Kant and the
foundations for morality are based on two pillars: discipline and sociability. Three guiding
questions were elaborated and answered during the course: How are disciplines, sociability and
autonomy related to each other and to the whole of critical philosophy? How do they become
pillars around which morality develops, from childhood? How can a project of cosmopolitan
education contribute to this moral formation? The results point to the confirmation of the thesis
and indicate that the Kantian pedagogy is backed up in the critical philosophy characterizing
itself as a transcendental pedagogy and contemplating the character of a Kantian Philosophy of
History. La presente tesis intitulada “Disciplina y Sociabilidad: Fundamentos de una Pedagogía Moral de la Infancia en Kant” tiene como objeto de estudio la Filosofía Crítica y, en especial, el opúsculo Pedagogía (Über Pädagogik) compilado por Friedrich Theodoro Rink, discípulo de Immanuel Kant, a partir de las notas tomadas en las lecciones de pedagogía ministradas por el filósofo en los cursos de 1776/77, 1783/84 y 1786/87, en la Universidad de Königsberg. En las prelecciones de Kant se encuentra el panorama más completo de aquello que el filósofo pensaba acerca de la Pedagogía y, en este texto, están contenidas varias citaciones sobre la infancia. El objetivo de la investigación fue desarrollar un estudio profundizado del opúsculo, realizando su cotejamiento con diversas obras del sistema crítico, con la finalidad de identificar los fundamentos que constituyen una Pedagogía Moral de la Infancia en Kant. Se partió de la siguiente tesis: Hay una pedagogía de la infancia en Kant y los fundamentos para la moralidad se asientan en dos pilares: disciplina y sociabilidad. Tres cuestiones orientadoras fueron elaboradas y respondidas durante el recorrido: ¿Cómo están disciplina, sociabilidad y autonomía relacionadas entre si y en el conjunto de la filosofía crítica? ¿Cómo se vuelven pilares en torno de los cuales se desarrollada la moralidad, desde la Infancia ? ¿Cómo un proyecto de educación cosmopolita puede venir a contribuir para esa formación moral? Los resultados apuntan para la confirmación de la tesis e indican que la pedagogía kantiana se encuentra respaldada en la filosofía crítica caracterizándose como una pedagogía transcendental y contemplando el carácter de una Filosofía de la Historia kantiana. |
Palavras-chave: | Educação Filosofia Cosmopolitismo Crianças (formação) Disciplina da criança Immanuel Kant Autonomia Disciplina Sociabilidade Autonomy Cosmopolitanism Discipline Sociability Autonomía Sociabilidad |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALCÂNTARA, Cássia Virginia Moreira de. Disciplina e sociabilidade : fundamentos de uma pedagogia moral da infância em Kant. 2017. 159 f. Tese (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4602 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CASSIA_VIRGINIA_MOREIRA_ALCANTARA.pdf | 2,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.