Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4616
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Alberto Dantas dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:47:34Z-
dc.date.available2017-09-26T17:47:34Z-
dc.date.issued2014-05-29-
dc.identifier.citationSOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4616-
dc.description.abstractThis study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologias assistivaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCegospor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectVisually impairedeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectAssistive technologieseng
dc.titleO uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4394686695659217por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4646126026926019por
dc.contributor.advisor1Souza, Verônica dos Reis Marianopt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou as contribuições das Tecnologias Assistivas de acesso à Web para facilitar o acesso autônomo ao conhecimento por parte dos estudantes com cegueira e com baixa visão da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo campo de pesquisa é o campus da Universidade na cidade de São Cristóvão. Os resultados evidenciaram que os recursos das Tecnologias Assistivas de acesso à Web não satisfazem totalmente as necessidades atuais dos cegos, pois promovem o desenvolvimento intelectual e autônomo de forma ainda muito simplista. Existe a necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia por meio da acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf11,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.