Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4616
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS
Autor : Souza, Alberto Dantas de
Fecha de publicación : 29-may-2014
Director(a): Souza, Verônica dos Reis Mariano
Resumen: Este estudo investigou as contribuições das Tecnologias Assistivas de acesso à Web para facilitar o acesso autônomo ao conhecimento por parte dos estudantes com cegueira e com baixa visão da Universidade Federal de Sergipe. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, cujo campo de pesquisa é o campus da Universidade na cidade de São Cristóvão. Os resultados evidenciaram que os recursos das Tecnologias Assistivas de acesso à Web não satisfazem totalmente as necessidades atuais dos cegos, pois promovem o desenvolvimento intelectual e autônomo de forma ainda muito simplista. Existe a necessidade de melhorias para alcançar a plenitude desta autonomia por meio da acessibilidade, visto que os leitores de telas fazem com que os usuários fiquem passivos e, como consequência, ocorra a demora e a perda de tempo na resposta e execução da ação.
Resumen : This study investigated the contributions of Web accessibility Assistive Technologies to facilitate the autonomous access to knowledge by students with blindness and low vision in the Federal University of Sergipe. This is a case study with qualitative approach, whose field of research is the University campus located in the city of São Cristóvão. The results showed that the features of Web accessibility Assistive Technology does not fully meet the current needs of blind students because it promotes intellectual and autonomous development still in a very simplistic way. There is a need for improvements to reach the fullness of this autonomy through accessibility, since screen readers make users passive and, as a consequence, generate delay and loss of time in response and action execution.
Palabras clave : Acessibilidade
Deficientes visuais
Ensino superior
Tecnologias assistivas
Educação
Cegos
Inovações educacionais
Accessibility
Visually impaired
Higher education
Assistive technologies
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SOUZA, Alberto Dantas de. O uso de tecnologias assistivas no acesso à web por alunos com deficiência visual da UFS. 2014. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4616
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALBERTO_DANTAS_SOUZA.pdf11,79 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.