Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4622
Tipo de Documento: Dissertação
Título : O ensino de empreendedorismo no curso de graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe : A ótica de seus docentes
Autor : Souza, Ângela Maria de
Fecha de publicación : 11-ago-2008
Director(a): Schneider, Henrique Nou
Resumen: Este estudo tem o objetivo principal de desvendar como os professores do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe estão ensinando empreendedorismo, que desafios enfrentam em suas práticas diárias e a valorização que dão ao tema. Tomou-se como base as representações sociais dos professores sobre o empreendedorismo, dado que o tema não apresenta consenso teórico. Como procedimento metodológico utilizou-se o estudo de caso, concentrando-se nos professores titulares do curso e usando análise de conteúdo para confrontar os dados empíricos obtidos com o referencial teórico adotado. Os resultados da pesquisa empírica demonstram que o empreendedorismo está sendo ensinado como conteúdo específico de uma disciplina obrigatória na grade curricular do curso. Afora nesta disciplina, alguns professores lidam transversalmente com o tema em algumas horas-aula que destinam na programação da disciplina que lecionam e/ou dialogando com os alunos sobre a necessidade de adotarem uma postura pró-ativa face às incertezas do mercado de trabalho. Trazer a realidade para a sala de aula é o esforço pedagógico adotado porque desconhecem métodos e técnicas específicos para o ensino de empreendedorismo, sendo esta uma das dificuldades apontada pelos professores. A falta de estrutura material e o direcionamento do curso para o empreendedorismo são desafios destacados pelos professores, que demonstram claramente uma grande valorização do tema, explicitada em suas práticas em sala de aula e no discurso proferido.
Resumen : The aim of this dissertation is to analyze the teaching process of entrepreneurship at Universidade Federal de Sergipe. It was investigated the challenges and the importance of this subject to professors at the Business Administration, considering the social representation to the entrepreneurship field, because there is not a consensus on theory. This case was focused on the titular professors and it was used a content analysis on the empiric survey, according to the methodology. The result revealed entrepreneurship has been teaching on the specific subject. Despite of this situation the entrepreneur behavior has been stimulated by some professors who are teaching the students how to deal with the uncertainty market. This effort has been done with no method because the professors don t know specific techniques on this area so that it has been the most relevant difficulty. Even considering its importance, the lack of structure and goal into entrepreneurship are also presented as the challenges on the course.
Palabras clave : Educação
Empreendedorismo
Administração
Competências
Education
Entrepreneurship
Administration
Competency
Área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Idioma : por
PaÍs: BR
Institución / Editorial : Universidade Federal de Sergipe
Institución: UFS
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Educação
Citación : SOUZA, ângela Maria de. O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE : A ótica de seus docentes. 2008. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI : https://ri.ufs.br/handle/riufs/4622
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANGELA_MARIA_SOUZA.pdf576,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.