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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Como vêem, o que pensam, como agem os professores e professoras de ciências do município de Aracaju frente à homossexualidade
Autor(es): Barreto, Mônica Ismerim
Data do documento: 27-Mar-2009
Orientador: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Resumo: A discussão sobre a sexualidade na escola é geralmente permeada por medos e dúvidas, principalmente quando se trata da homossexualidade, isso porque diz respeito a uma forma de vivenciar a sexualidade que não segue a norma. E a maneira como esse tema é abordado (ou silenciado) pode levar os alunos que são considerados homossexuais a se sentirem estranhos nesse ambiente, e conseqüentemente abandoná-lo. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo analisar como professores e professoras de Ciências das escolas municipais de Aracaju-SE que participam do programa "Horas de Estudo" compreendem a homossexualidade e como atuam frente a esse tema. Para tanto, um questionário, com perguntas abertas e fechadas foi respondido por oito professoras e um professor em um momento das "Horas de Estudo".Nessa análise de dados verificou-se a relação que esses professores e professoras têm com as questões da homossexualidade, bem como a atitude que teriam frente à agressão contra esse (a) aluno(a). Sete professores relatam ter formação no tema. Dessa forma, evidenciamos que embora o grupo pesquisado tenha uma visão positiva da homossexualidade, ainda entende esta como uma variação desigual do desejo e apresenta dificuldades no que se refere à forma de agir frente às agressões contra alunos homossexuais ou que são percebidos como tal. Isso nos faz inferir que há necessidade de que tanto a formação inicial como também a continuada, contemplem aspectos ligados à sexualidade.
Abstract: La discussion sur la sexualité dans l école, généralement implique peurs et doutes surtout quand s aborde l homosexualité vu que célà concerne à une forme de vivre la sexualité que ne suit pas la norme. Et la façon d aborder ou de celer le thème peut conduire les élèves que sont considerés homosexueles à se sentirent étranges dans cette ambiance et par conseguint lui abandoner. De cette façon, ce travaille a eu l objectif analiser la manière des professeurs de Sciences des écoles municipales d Aracaju- SE qui participent du programme Horas de Estudo comprennent l homosexualité et comme ils agent devant ce sujet. Par célà un questionnaire avec des questions ouvertes et fermées a été repondu par huit femmes et seulement un homme, tous professeurs, pendant un moment des Horas de Estudo . Dans cette recherche a été verifié la relation qu ils ont avec les questions du homosexualisme, d autre part, leurs actions devant les agressions contre les étudiants et les étudiantes. Sept professeurs ont formation sur le thème. De cette façon, nous reste evident que le groupe a une vision positive de l homosexualité, mais comprend comme variation inégal du désir et present des problèmes pour agir devant les aggressions contre les élèves homosexueles ou qui sont reconnus ainsi. Célà nous fait croir qu il y a besoin que la formation initiale et aussi continué contemplent les aspects lies à sexualité.
Palavras-chave: Ensino de ciências
sexualidade
homossexualidade
Enseigner les sciences
sexualité
homosexualité
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: BARRETO, Mônica Ismerim. Como vêem, o que pensam, como agem os professores e professoras de ciências do município de Aracaju frente à homossexualidade. 2009. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4626
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