Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4632
Document Type: Dissertação
Title: A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju
Authors: Gomes, Carla Rezende
Issue Date: 25-Mar-2008
Advisor: Cruz, Maria Helena Santana
Resumo : O estudo discute, sob a abordagem de gênero, a prática pedagógica da professora das quatro primeiras séries do ensino fundamental, destacando as diferenças em sala de aula, no processo de construção das identidades de gênero em seus alunos. Gênero, como categoria analítica, traz embutida a idéia de separação entre o que é biológico e o que é construído culturalmente. A pesquisa qualitativa foi realizada por meio do Estudo de Caso em uma unidade de ensino do Município de Aracaju. Foram privilegiados para a coleta de dados: observação participante e entrevistas semi-estruturadas. A amostra da pesquisa foi composta por seis professoras (es), quatro professoras da primeira à quarta série, uma de cada série e dois professores de Educação Física, um homem e uma mulher . Foram realizadas seis sessões de observação de duas horas cada, totalizando doze horas de observação participante em sala de aula, para cada docente. Percebe-se a existência de uma lacuna na inserção dessa perspectiva, na formação profissional das professoras, as quais reproduzem os estereótipos sociais influenciando a construção da identidade das crianças. Os dados levantados apontam para o fato de que os estereótipos de gênero ainda são reproduzidos para as crianças, de uma maneira contínua e irrefletida, pela grande maioria dos sujeitos desta pesquisa. Também pode-se perceber um número menor de situações em que a prática pedagógica tenta romper com preconceitos e idéias ancoradas em estereótipos de gênero dentro da sala de aula.
Abstract: The study it argues, under the sort boarding, practical the pedagogical one of the teacher of the four first series of basic education, detaching the differences in classroom, in the process of construction of the identities of gender in its pupils. Gender, as analytical category, brings inlaid the idea of separation between what he is biological and what is constructed culturally. The qualitative research was carried through by means of the Study of Case in a unit of education of the city of Aracaju. They had been privileged for the collection of data: participant comment and half-structuralized interviews. The sample of the research was composed for 06 teachers, 04 teachers of first the fourth series, one of each series and 02 professors of Physical Education, a man and a woman. Six sessions of comment of two hours had been carried through each, totalizing twelve hours of participant comment in classroom for each professor. It is perceived existence of a gap in the insertion of this perspective in the professional formation of the teachers who reproduce the social stereotyp influencing the construction of the identity of the children. The raised data point with respect to the fact of that the stereotyp of gender still are reproduced ace children in a way continuous and inconsiderate by the great majority them citizens of this research. Also we can perceive a lesser number of situations where practical the pedagogical one tries to inside breach with preconceptions and ideas anchored in stereotyp of gender of the classroom.
Keywords: Educação
Gênero
Identidade
Education
Gender
Identity
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: GOMES, Carla Rezende. A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ARACAJU. 2008. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4632
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA_REZENDE_GOMES.pdf521,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.