Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4635
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Atitude investigativa : procedimento qualificador da formação e atuação do Assistente Social numa perspectiva crítico-dialética |
Autor(es): | Souza, Silmere Alves Santos de |
Data do documento: | 26-Abr-2008 |
Orientador: | Cruz, Maria Helena Santana |
Resumo: | O processo formativo do assistente social passa a ser qualificado e conectado à dinâmica da realidade social contemporânea, o que favorece a atuação crítica e competente desse profissional, a partir de novas habilidades que direcionem a intervenção profissional em favor da efetivação e ampliação dos direitos sociais, da cidadania e da democracia. O estudo sob a perspectiva de gênero analisa a atitude investigativa materializada através da pesquisa social colocada como uma maneira peculiar de ver problemas e construir soluções, pautada nos pressupostos ético-político, teórico-metodológico e técnico operativo juntamente com aplicações tecnológicas. A pesquisa qualitativa por meio do estudo de caso do subtipo análise situacional, tem por base o período da implementação do Projeto Pedagógico fruto da Revisão Curricular do curso de Serviço Social, desencadeada em âmbito nacional na década de 1990 e, em âmbito local (DSS/UFS) em 1996, o qual culminou com a implementação do Novo Projeto Pedagógico no ano de 2003. O universo da pesquisa compõe-se por docentes do DSS/UFS. A amostragem do tipo não-probabilística intencional define-se a partir de critérios: ser docente do DSS/UFS, estar envolvido em atividades de pesquisa e ou ter/ estar participando da comissão de reforma curricular. O levantamento exploratório de dados do currículo lattes dos professores do DSS, no período de 2003-2006, permitiu caracterizar o perfil dos docentes informando os temas e linhas de pesquisas desenvolvidas. Os dados primários obtidos por entrevista semi-estruturada, são organizados a partir de um roteiro previamente estabelecido contendo temas relevantes relacionados com as categorias teóricas fundamentais para responder aos objetivos da pesquisa. |
Abstract: | El proceso de formación del asistente social pasa a ser calificado y conectado a la dinámica de la realidad social contemporánea, lo que favorece la actuación crítica y competente de ese profesional, a partir de nuevas habilidades que dirijan la intervención profesional a favor de la efectividad y ampliación de los derechos sociales, de ciudadanía y de democracia. El estudio bajo la perspectiva de género analiza la actitud investigativa materializada a través de la investigación social, colocada como una forma peculiar de ver problemas y construir soluciones, orientado hacia presupuestos ético- políticos, teórico- metodológicos y técnicooperativos junto con aplicaciones tecnológicas. La investigación cualitativa a través del estudio de caso del subtipo análisis situacional, tiene por base el período de implementación del Proyecto Pedagógico, fruto de la Revisión Curricular del curso de Servicio Social, desencadenada en el ámbito nacional en la década de 1990 y en el ámbito local (DSS/UFS) en 1996, la cual terminó con la implantación del Nuevo Proyecto Pedagógico en el año 2003. El universo de la investigación se compone de docentes del DSS/UFS. La muestra del tipo no probabilística intencional se define a partir de criterios: ser docente del DSS/UFS, estar envuelto en actividades de investigación y/o tener o estar participando de la comisión de reforma curricular. El levantamiento exploratorio de datos del curriculum lattes de los profesores del DSS, en el período 2003-2006, permitió caracterizar el perfil de los docentes con la información de temas y líneas de investigación desenvueltas. Los datos primarios obtenidos a través de la entrevista semiestructurada, son organizados a partir de un programa previamente establecido, que contiene relevantes temas relacionados con las categorías teóricas fundamentales, que responden a los objetivos de la investigación. |
Palavras-chave: | Trabalho Docente Gênero Novas competências Formação profissional Atitude investigativa Trabajo docente Género Nuevas competencias Formación profesional Actitud investigativa |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SOUZA, Silmere Alves Santos de. ATITUDE INVESTIGATIVA procedimento qualificador da formação e atuação do Assistente Social numa perspectiva crítico-dialética. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4635 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILMERE_ALVES_SANTOS_SOUZA.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.