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dc.contributor.authorMilhomem, Maria Santana Ferreira dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:00Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:00Z-
dc.date.issued2010-04-30-
dc.identifier.citationMILHOMEM, Maria Santana Ferreira dos Santos. As representações de gênero na formação de professores indígenas Xerente e expressão da violência. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4651-
dc.description.abstractBased on the intercultural education studies as well as the cultural studies, this research aims at analysing the social and genre representations, and the expressions of symbolic violence into the teacher's daily work of indigenous Xerente comunity, in order to uncover the processes which sustain the differences, hierarchical relations and prejudice among the members of this socially discriminated group. The research was developed in Tocantínia town, State of Tocantins, Brazil. The approch concerning the construction of identity as a principle of sexual inequality brings in the studies of social categories of genre and indentity construction of men and women, having in mind that they are treated differently since they were born, either because of biological sex or their social and cultural milieu in which they are brought up, reaching its top with expressions of symbolic violence. This study is based on qualitative research, through Life History interviews with 6 (six) female teachers and 2 (two) male chiefs of Xerente ethnic group, besides participant observation, in which can be seen the life and work trajectory and genre representations of this group. The results show that the the daily lives of female Xerentes are organized from changes and permanencies cohabitation. Construct an identity in conflict: sometimes they guide themselves through the values of traditional culture; other times they guide themselves through the values of capitalist occidental culture. On one hand, factors such as higher schooling in the part of women, who take part on political matters, at work, on family economy, opens oportunities to broaden rights and citizenship. On the other hand, more traditional male roles are reaffirmed and seen into men and women's speech in the same proportion in which the growing importance of women in society and politicial organization tends to diminished.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectRelações de gêneropor
dc.subjectPoderpor
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectViolência simbólicapor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectGenre relationseng
dc.subjectPowereng
dc.subjectInequalityeng
dc.subjectSymbolic violenceeng
dc.titleAs representações de gênero na formação de professores indígenas Xerente e expressão da violênciapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1856156107385873por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620908024396665por
dc.contributor.advisor1Cruz, Maria Helena Santanapt_BR
dc.description.resumoCom base na educação intercultural e nos estudos culturais esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as representações sociais de gênero, as expressões de violência simbólica no cotidiano do trabalho docente no interior da comunidade indígena Xerente, para desvendar processos que sustentam as diferenças, a hierarquização e discriminação entre as integrantes desse grupo socialmente discriminado. A pesquisa se desenvolveu no Município de Tocantínia no Estado de Tocantins. A abordagem sobre a construção da identidade como princípio das desigualdades entre sexos, traz à tona os estudos sobre as categorias sociais de gênero e a construção da identidade de homens e mulheres entendendo-se que estes já são tratados de forma diferente a partir de seu nascimento, em função do sexo biológico e do meio cultural e social em que são gerados, culminando com frequência em expressões de violência simbólica. O estudo baseia-se em pesquisa qualitativa, realizada a partir de entrevistas do tipo histórias de vida com 6 (seis) mulheres professoras e 2 (dois) caciques da etnia Xerente e observações participantes, onde se verifica através da trajetória de vida e de trabalho, as representações de gênero presentes no cotidiano do grupo pesquisado. Os resultados informam que as práticas de vida das mulheres Xerente se constituem a partir da coabitação de permanências (convivem com a reprodução de posições de gênero bastante tradicionais) e mudanças (maior nível de escolarização, a assunção de novos papéis políticos, no trabalho, na economia familiar abrem possibilidades para a condição feminina). Constroem uma identidade em conflito: ora se orientam por valores da cultura tradicional, ora se orientam por valores da cultura ocidental capitalista. De um lado, fatores como a maior escolarização das mulheres, a assunção de novas atribuições políticas, no trabalho, na economia familiar, abrem possibilidades para ampliar os direitos e a cidadania. Por outro lado, os papéis masculinos mais tradicionais são reafirmados e enaltecidos nos discursos de homens e mulheres, na mesma proporção em que a crescente importância das mulheres na organização social e política tende a ser minorada.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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