Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4699
Document Type: Dissertação
Title: Formação de professores para o uso das tecnologias : o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju
Authors: Oliveira, Ana Karina Correia de
Issue Date: 9-May-2007
Advisor: Aranha, Maria Lúcia Machado
Resumo : O presente trabalho de pesquisa objetivou verificar a formação continuada de professores para o uso das tecnologias ao examinar como estão ou não sendo utilizadas as tecnologias, em especial o computador e a internet, pelos professores de língua inglesa do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju-SE, e em que proporção elas podem contribuir com o processo educativo. Com vistas a embasar a pesquisa empírica, um esforço teórico foi empreendido, levando à reflexão acerca das determinações dos processos socioeconômicos, políticos e culturais em curso, na atual etapa do capitalismo mundial, num contexto em que cresce a importância atribuída à língua inglesa, bem como a inserção das tecnologias da informação e comunicação. Analisaram-se também, as políticas de formação continuada dirigida aos docentes, além das políticas públicas de informatização da educação, com o intuito de se entender a realidade local e compará-la com os desenvolvimentos na aprendizagem de línguas mediada por computador. Tratou-se de pesquisa bibliográfica, documental e empírica, a última utilizando como instrumento a entrevista semi-estuturada e tendo como amostra não-probabilística intencional, 9 professores de inglês de 6 escolas municipais, 26,5% do número total de docentes de língua inglesa que atuam no ensino fundamental da rede. Os resultados encontrados apontam para a inexistência de políticas públicas de formação docente para a utilização das tecnologias, para a ineficiência do ensino de língua inglesa, e a ineficácia dos programas de formação continuada oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação. Ou seja, de maneira mais ampla, o estudo constatou que as tecnologias da informação e comunicação são estabelecidas à margem do processo educativo.
Abstract: This research work aimed at verifying the continuous teachers training for the use of technologies by examining how the technologies have or have not been used, especially the computer and internet, by the English teachers who work in the elementary level of education in the schools which are part of the municipal teaching system of Aracaju-SE, as well as how much they can contribute to the educational process. In order to lay the foundation for the empirical research, a theoretical study was conducted, reflecting upon the current socialeconomic, political and cultural determination of the present situation of worldwide capitalism, when the importance of the English language together with the insertion of the technologies of information and communication have been growing. The policies of continuous training directed to the teachers, together with the public policies for the use of technologies in education were also analysed in order to understand the local reality and compare it to the developments in computer assisted language learning. Bibliographical, documental and empirical research were conducted, the latter making use of semi-structured interview and having as intentional non-probabilistic sample, 9 English teachers of 6 municipal schools, 26.5% of the total number of English teachers who work with the elementary level in the system. The results found indicate the inexistence of public policies related to teachers training to the use of technologies, the inefficiency of English language teaching and the ineffectiveness of the continuous training programs offered by the Municipal Secretaryship of Education. In other words, the study found out that the information and communication technologies are laid aside the educational process.
Keywords: Tecnologias da informação e comunicação (TIC)
Capitalismo
Políticas públicas
Formação continuada de professores
Língua inglesa
Educação
Technologies of information and communication
Capitalism
Public policies
Continuous teachers training
English language
Education
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Ana Karina Correia de. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS: o caso dos professores de inglês do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Aracaju São Cristóvão/SE 2007. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4699
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA_KARINA_CORREIA_OLIVEIRA.pdf758,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.