Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4719
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Kleber Luiz Gavião Machado dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:38Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:38Z-
dc.date.issued2011-03-01-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4719-
dc.description.abstractThe aim of this research is to know the changed and permanent aspects of writing of History related to the evaluated and approved textbooks distributed by ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM)‖ through analysis of its conceptual metahistoric and substantive concepts. The methodology used was the analysis of the rules set up by announcements of programme on historical concepts considered important. So, we carry out the analysis of present and past collections to the programme in order to know if PNLEM was responsible for an improvement in their conceptual contents as ever identified by researchers on teaching History when they worked on the ―Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Fundamental‖. Our meaningful time goes from 1997 to 2005. The methodological procedures of Analysis of Content by Laurence Bardin (1977) were used to cathegorize the contents extracted in historical propositions in the textbook. The importance of this is to know how much the public policies influence in History textbooks in this teaching level.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectConteúdos conceituaispor
dc.subjectConceitos históricospor
dc.subjectTeaching historyeng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectConceptual contentseng
dc.subjectHistorical conceptseng
dc.titleConteúdos conceituais nas coleções de história para o ensino médio : o que muda e o que permanece com a intervenção do programa nacional do livro didático (1997- 2005)?por
dc.title.alternativeCONCEPTUAL CONTENT IN THE HISTORY OF COLLECTIONS TO SCHOOL: what changes and what stays with the intervention of the national program of the textbook (1997 - 2005)?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1879389257178243por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo conhecer as mudanças e permanências na escrita da História veiculada nos livros didáticos avaliados, aprovados e distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) através da análise de seus conteúdos conceituais meta-históricos e substantivos. Usando como baliza de análise as prescrições dadas pelos editais do programa sobre os conceitos históricos considerados importantes, realizamos a análise das coleções em edições anteriores e posteriores ao programa, visando saber se o PNLEM foi responsável por uma melhora nos conteúdos conceituais das coleções, como já identificado pelos pesquisadores em Ensino de História ao investigarem o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o Ensino Fundamental. O nosso recorte temporal abrange o período de 1997 a 2005. Utilizamos os procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977) para categorizar os conceitos que foram extraídos nas proposições históricas presentes no texto didático. A importância desse trabalho está em conhecer o grau de influência das políticas públicas nos livros de História para esse nível de ensino.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEBER_LUIZ_ GAVIAO_MACHADO_SOUZA.pdf5,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.