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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Luciene Matos dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:44Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:44Z-
dc.date.issued2011-06-20-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4729-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectReflexividadepor
dc.subjectDiários de aulapor
dc.subjectDéveloppement professionnelfra
dc.subjectEnseignementfra
dc.subjectRéflexivitéfra
dc.subjectJournaux de Clfra
dc.titleDesenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógicapor
dc.title.alternativeDEVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS (A) E RÉFLEXIVITÉ DANS L'EDUCATION DE LA PETITE ENFANCE: action de classe quotidienne pédagogique et de réflexion.fra
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7703109332184040por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438por
dc.contributor.advisor1Silva, Veleida Anahí dapt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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