Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Luciene Matos de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:48:44Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:48:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-20 | - |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4729 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Reflexividade | por |
dc.subject | Diários de aula | por |
dc.subject | Développement professionnel | fra |
dc.subject | Enseignement | fra |
dc.subject | Réflexivité | fra |
dc.subject | Journaux de Cl | fra |
dc.title | Desenvolvimento profissional de professor(a) e reflexividade na educação infantil : diário de aula e reflexão da ação pedagógica | por |
dc.title.alternative | DEVELOPPEMENT PROFESSIONNEL DES ENSEIGNANTS (A) E RÉFLEXIVITÉ DANS L'EDUCATION DE LA PETITE ENFANCE: action de classe quotidienne pédagogique et de réflexion. | fra |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7703109332184040 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2177713463189438 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Veleida Anahí da | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre o desenvolvimento profissional de professores e a reflexividade docente no âmbito da educação infantil. Trata-se do estudo sobre os diários de aula como dispositivos de formação direcionados ao desenvolvimento profissional docente que medeiam práticas reflexivas no contexto do trabalho pedagógico. A abordagem teórica escolhida para a construção desse trabalho baseia-se na produção de autores diversos. A pesquisa foi realizada na cidade de Jequié, Bahia, no período de 2009 a 2011, através da análise de documentos de registro das práticas de ensino de treze professoras, estudantes do Programa de Graduação para os Professores da Rede Pública Estadual e Municipal do Sudoeste do Estado da Bahia UESB EM AÇÃO. A metodologia da pesquisa utilizada é de natureza qualitativa, inspirada na abordagem fenomenológica de pesquisa. O método de pesquisa é etnográfico. Os instrumentos de coleta de informações utilizados foram: diários de aula, observação participante e entrevista semidirigida. Os resultados alcançados permitem afirmar que os diários de aula podem e devem ser utilizados como ferramenta de análise do pensar e agir do professor, como dispositivo de formação profissional da docência cuja natureza expressa sentidos autorreferentes consubstanciados de práticas, espelhamento profissional projetivo e articulador de experiências dispersas. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCIENE_MATOS_SOUZA.pdf | 927,7 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.