Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4740
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Patrícia Batista dospt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:48:51Z-
dc.date.available2017-09-26T17:48:51Z-
dc.date.issued2012-03-16-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4740-
dc.description.abstractThe present study investigates the School Subject Morals and Patriotic Education in Atheneu Sergipense in the 70s of the twentieth century. This study is connected to the theories and methodologies of School Subjects History and from the perspective of Cultural History. For the construction of this work were used scholars as a: André Chervel (l990), Ivor Goodson (2001, 1998, 1990), Dominique Julia (2001) and Viñao Frago (2008); beyond readings from the following sources: Documents of National Commission of Morals and Patriotic, Laws of Education, Records Book, Textbooks and writing activities. The investigation of the subject Morals and Patriotic Education in Atheneu Sergipense revealed that his teaching was connected to exposure of contents and patriotic practice. The content passed through the presentation of the patriotism, knowledge of the Brazilian State, as well as the creation of morals habits and behaviors. The surveys were conducted: in the Library and Archive of Atheneu Sergipense, in the State Corporation of Education of Sergipe and Dom Luciano José Cabral Library.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação moral e cívicapor
dc.subjectHistória das disciplinas escolarespor
dc.subjectAtheneu Sergipensepor
dc.subjectMoral and patriotic educationeng
dc.subjectHistory of school subjectseng
dc.title"Amai a Pátria" : o ensino da disciplina escolar educação moral e cívica no Atheneu Sergipense (década de 70 do século XX)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9613231226025213por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5696705408159072por
dc.contributor.advisor1Alves, Eva Maria Siqueirapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga a Disciplina Escolar Educação Moral e Cívica no Atheneu Sergipense na década de 70 do século XX. Encontra-se vinculado aos pressupostos teóricometodológicos da História das Disciplinas Escolares e sob a perspectiva da História Cultural. Para a construção desse trabalho utilizou-se teóricos como André Chervel (l990); Ivor Goodson (2001, 1998, 1990); Dominique Julia (2001) e Vinão Frago (2008); além de leituras das seguintes fontes: Documento da Comissão Nacional de Moral e Civismo, Legislação de Ensino, Cadernetas Escolares, Livros Didáticos e atividades escritas. A investigação da disciplina Educação Moral e Cívica no Atheneu Sergipense revelou que o seu ensino estava entrelaçado a exposição dos conteúdos e prática cívica. O conteúdo perpassava pela apresentação do civismo, conhecimento do Estado Brasileiro, bem como, na construção de hábitos e comportamentos morais. As pesquisas foram realizadas: na Biblioteca e Arquivo do Atheneu Sergipense, no Conselho Estadual de Educação de Sergipe e na Biblioteca Dom Luciano José Cabral.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRICIA_BATISTA_SANTOS.pdf4,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.