Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4755
Document Type: Dissertação
Title: A docência no ensino superior : um olhar fenomenológico a partir da percepção dos professores da Universidade Federal de Sergipe
Authors: Magalhães, Carla Nery
Issue Date: 26-Feb-2016
Advisor: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Resumo : Esta pesquisa se direciona em relatar a percepção que os professores da UFS possuem acerca do exercício da docência através do seu discurso e das relações que os cercam. Para tanto, utilizaremos como base de sustentação teórica os fundamentos da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty, onde o autor propõe como meta discutir a possibilidade criadora de sentidos para a existência no mundo. Trata-se de uma reflexão filosófica apoiada nos conceitos de: Corpo Próprio, Percepção e Intersubjetividade. Em meio a realidade vivida pelos docentes, destacamos o ser humano, o ser que durante o percurso de sua vida é envolvido pela complexidade das implicações sociais, culturais, cognitivas, emocionais e espirituais, e por esta razão, necessitamos compreendê-lo enquanto ser inteiro, aquele que dá sentido ao mundo, que o transforma, que possui a consciência que o mundo não é apenas um conjunto de coisas e fatos estudados pelas ciências, seguindo relações de causa e efeito e das leis naturais. Entendemos que o ser docente ao exteriorizar sua percepção nos mostra o seu olhar seja: sobre si, sobre seus pares e sobre o mundo acadêmico, assim podemos descrever os diferentes olhares nas diferentes áreas do conhecimento da UFS. A importância dessa temática se faz para valorizar o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes através do entendimento no que diz respeito a sua existência, dando-lhes uma noção da realidade de como estão atuando e da própria formação adquirida como sujeito que expressa as necessidades humanas, assim, quando observamos o docente, poderemos perceber que seu meio e suas relações vão além da análise da sua prática e do seu discurso, e assim, poderemos evidencia-lo como um ser encarnado no mundo.
Abstract: This research intends to report the UFS professors perception concerning the teaching activity through their discourses and the relationships surrounding them. For this purpose our theoretical foundation is Merleau-Ponty’s phenomenological perspective through which he proposes to discuss the possibilities that make sense of the existence of the world. This refers to a philosophical thought based on the concepts of: own body, perception, and intersubjectivity. We understand that as he/she expresses a certain perception, the professor will show a point of view, either about him/herself, about partners or about the academic scenario. Therefore, we are able to describe the different views in the different areas of the UFS Campus. The importance of the subject lies on the possibility of valuing the professors’ personal and professional growth by means of comprehending their existence, showing them the reality of their practice and of the very education they have acquired—they, as subjects expressing the human necessities. Thus, as we deal with a professor we shall notice his/her context and relations are not only limited by their practice and discourse but are also highlighted being, the professor an individual incarnated in the world.
Keywords: Educação
Ensino superior
Universidades e faculdades
Corpo docente
Percepção
Educadores
Fenomenologia
Docência
Merleau-Ponty, Maurice
Teaching
Higher education
Phenomenology
Perception
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: Magalhães, Carla Nery. A docência no ensino superior : um olhar fenomenológico a partir da percepção dos professores da Universidade Federal de Sergipe. 2016. 140 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4755
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA_NERY_MAGALHAES.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.