Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4764
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Darkson Kleber Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:49:11Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:49:11Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Darkson Kleber Alves da. Reconhecimento e reflexividade da alteridade gay na sala de aula. 2017. 67 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4764 | - |
dc.description.abstract | This research analyzes the phenomenon of recognition and reflexivity of the teacher vis-à-vis gay alterity in the classroom. The processes of communication by type of contact and modes of interaction between gay teacher and gay students in the school context are analyzed. The theoretical-methodological basis of the research is based on the constructivist perspective of social analysis, on autobiographical approaches and interpretive ethnography. Qualitative research is applied. Oral Life Report (personal and professional), field journal and semi-structured interview were the instruments of data collection. The results of the research indicate the existence of visibility, recognition and reflexivity of gay alterity in school pedagogical contexts by gay teachers as a result of the intentional symbolic communication process among those involved in the classroom. Three types of contact between gay alterities in the classroom were found: (a) avoidant peripheral contact; (b) marginal exclusionary contact and (c) inclusive dialogic contact. These elements allow us to affirm that the recognition and reflexivity of gay alterity in the classroom is explained by two different types of communication: (1) Interreflex Symbolic Communication and (2) Symbolic Exorreflex Communication. Finally, the phenomena of recognition and reflexivity of the gay teacher are inseparable from the personal and collective emancipation of the social actors still invisible in the school system with respect to diversity, social significance, silencing, oppression and (in) visibility of gay alterity in the classroom of class. | eng |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Comunicação na educação | por |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | por |
dc.subject | Homossexuais (educação) | por |
dc.subject | Professores e alunos | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Alteridade gay | por |
dc.subject | Docência | por |
dc.subject | Sala de aula | por |
dc.subject | Classroom | eng |
dc.subject | Gay alterity | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.title | Reconhecimento e reflexividade da alteridade gay na sala de aula | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2261880330784299 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Antônio Vital Menezes de | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa analisa o fenômeno do reconhecimento e da reflexividade do professor ante a alteridade gay em sala de aula. Trata-se da análise dos processos de comunicação ocorridos por tipo de contato e modos de interação entre professor gay e alunos gays no contexto escolar. A base teórico-metodológica da pesquisa fundamenta-se na perspectiva construcionista de análise social, com base nas abordagens autobiográficas e na etnografia interpretativa. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa e emprega como instrumento de pesquisa, tanto o uso do relato oral de vida pessoal e profissional de professor, quanto a entrevista intensiva semidirigida e o diário de campo. Os resultados da pesquisa indicam a existência da visibilidade, reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em contextos pedagógicos escolares por parte de professores gays em decorrência do processo de comunicação simbólica intencional entre os envolvidos, dentro da sala de aula. Foram encontrados três tipos de contato entre alteridades gays em sala de aula: (a) contato periférico evitativo; (b) contato marginal excludente e (c) contato dialógico inclusivo. Esses elementos permitem afirmar que o reconhecimento e reflexividade da alteridade gay em sala de aula explicita-se a partir de dois diferentes tipos de comunicação: (1) Comunicação Simbólica Interreflexa e (2) Comunicação Simbólica Exorreflexa. Por fim, os fenômenos de reconhecimento e reflexividade do professor gay são inseparáveis da emancipação pessoal e coletiva dos atores sociais ainda invisibilizados no sistema escolar no que se refere à diversidade, significação social, silenciamento, opressão e (in) visibilidade da alteridade gay em sala de aula. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DARKSON_KLEBER_ALVES_SILVA.pdf | 760,31 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.