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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4768
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Entre bordados, cadernos e orações : a educação de meninas e as práticas educativas no orfanato de São Cristóvão e na escola da Imaculada Conceição (1922-1969) |
Autor(es): | Santana, Josineide Siqueira de |
Data do documento: | 1-Abr-2011 |
Orientador: | Freitas, Anamaria Gonçalves Bueno de |
Resumo: | O presente trabalho discute a educação feminina nas instituições católicas Orfanato de São Cristóvão e Escola da Imaculada Conceição. O Orfanato de São Cristóvão foi fundado em 1911 e tinha como objetivo o acolhimento de meninas desvalidas, em 1922 devido à necessidade de criação de uma escola, a instituição recebeu as Irmãs da Imaculada Conceição da Mãe de Deus que chegavam com o objetivo de dirigir ambas as instituições. Tem como objetivo principal investigar as práticas educativas desenvolvidas nestas instituições, no período de 1922 a 1969, por representar dois momentos de relevante importância: a chegada das religiosas missionárias e a mudança da nomenclatura da instituição que passou de Orfanato de São Cristóvão para Lar da Imaculada Conceição. O trabalho investiga a cultura escolar católica feminina no decorrer de 47 anos, com base nos documentos produzidos pela própria instituição, no Instituto Histórico Geográfico de Sergipe (IHGS), Setor de Documentação Sergipana da Biblioteca da Universidade Federal de Sergipe (BICEN), no Arquivo Público de Sergipe (APES), Arquivos das Províncias Religiosas de Santa Cruz das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e Santo Antônio do Brasil dos Frades Menores Franciscanos e nas memórias de ex-interna, ex-professoras e religiosas. |
Abstract: | This paper discusses the education women in the catholic institutions São Cristóvão Orphanage and Imaculada Conceição School. The São Cristóvão Orphanage was founded in 1911 and aimed to accommodate abandoned girls, in 1922 due to the necessity to start a school, the institution received the Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus that come with the intention to manage both institutions. Its main objective was to investigate the educational practices developed in these institutions during the period 1922 to 1969, represented by two moments of great significance: the arrival of religious missionaries and change in the name of the institution that moved from São Cristóvão Orphanage to Lar da Imaculada Conceição . The paper investigate the school culture in the teaching women catholic over 47 years, based on documents produced by the institution itself, in the Instituto Histórico Geográfico de Sergipe de Sergipe (IHGS), in Arquivo Público de Sergipe (APES), Arquivo das Províncias Religiosas de Santa Cruz das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus and Santo Antônio do Brasil dos Frades menores Franciscanos and in the memories of ex-boarders, ex-teachers and religious. |
Palavras-chave: | História da educação Orfanato Educação feminina Cultura escolar São Cristóvão Education history Orphanage women education Culture school São Cristóvão city |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4768 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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