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dc.contributor.authorMenezes, Aline da Conceição Miguel dept_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:49:21Z-
dc.date.available2017-09-26T17:49:21Z-
dc.date.issued2015-07-28-
dc.identifier.citationMENEZES, Aline da Conceição Miguel de. Educação integral no campo : um estudo de caso no povoado Carrilho em Itabaiana-SE. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4778-
dc.description.abstractThis dissertation objectified to know the meaning of the Programa Mais Educação/Educação Integral for coordinators, professors and monitors of school of the field, situated in the Town Carrilho in the Itabaiana City, state of Sergipe. For in such a way, in we propose them to describe and to analyse the process of implementation of the Programa Mais Educação/Educação Integral in the town; to reflect on the purpose of the Programa Mais Educação in the context peasant; and to identify that meanings the subject ones attribute to the Programa Mais Educação . The investigation is anchored in the presuppositions of the boarding of qualitative research in education. The used methodology is the fenomenologia-hermeneutics and the type of research is case study. The instruments used in the collection of data were daily of official field, documents, and half-structured interviews. We conclude from this research that the meanings attributed to the Programa Mais Educação are placed in the scope of protecting, keeping and to strengthen the studies for children, adolescents and young, evidencing a dissonance with the aims of the referred to Program. The concept of Integral Education not always is understood by the subject ones as education that exceeds the dimension weather of permanence in school for a human training that, beyond guarantee the rights of the children and adolescents, advances in the direction of instrumentalizar them for the understanding of the field as space of production of the life and development. The importance and the complexity of the Integral Education for the development of the interviewed field did not receive no mention on the part from the subject ones, demonstrating we who this not yet effective relation as social practice in the searched context. One expects with the results of this research to contribute to extend the debate on the implementation of the Integral Education in the Field.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectPrograma Mais Educaçãopor
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectPedagogospor
dc.subjectEscolas ruraispor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectIntegral educationeng
dc.titleEducação integral no campo : um estudo de caso no povoado Carrilho em Itabaiana-SEpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473433472091498por
dc.contributor.advisor1LattesLUCINI, M.por
dc.contributor.advisor1Lucini, Marizetept_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou conhecer o significado do Programa Mais Educação/Educação Integral para coordenadores, professores e monitores de escola do campo, situada no Povoado Carrilho no município de Itabaiana, estado de Sergipe. Para tanto, nos propomos a descrever e analisar o processo de implementação do Programa Mais Educação/Educação Integral no povoado; refletir sobre a finalidade do Programa Mais Educação no contexto campesino; e identificar que significados os sujeitos atribuem ao Programa Mais Educação. A investigação ancora-se nos pressupostos da abordagem de pesquisa qualitativa em educação. A metodologia utilizada é a fenomenologia-hermenêutica e o tipo de pesquisa é estudo de caso. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram diário de campo, documentos oficiais, e entrevistas semi-estruturadas. Concluímos a partir desta pesquisa que os significados atribuídos ao Programa Mais Educação situam-se no âmbito do proteger, guardar e reforçar os estudos para crianças, adolescentes e jovens, evidenciando uma dissonância com os objetivos do referido Programa. O conceito de Educação Integral nem sempre é compreendido pelos sujeitos como educação que ultrapassa a dimensão temporal de permanência na escola para uma formação humana que, além de garantir os direitos das crianças e adolescentes, avança no sentido de instrumentalizá-los para a compreensão do campo como espaço de produção da vida e de desenvolvimento. A importância e a complexidade da Educação Integral para o desenvolvimento do campo não recebeu nenhuma menção por parte dos sujeitos entrevistados, demonstrando-nos que essa relação ainda não se efetiva como prática social no contexto pesquisado. Espera-se com os resultados desta pesquisa contribuir para ampliação do debate sobre a implementação da Educação Integral no Campo.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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