Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4791
Document Type: Dissertação
Title: Mapas conceituais nos cursos de formação de professores da UFS
Authors: Sousa, Glauber Santana de
Issue Date: 13-Aug-2010
Advisor: Araujo, Maria Inêz Oliveira
Resumo : Sabe-se que as velhas estratégias de ensino atreladas ao paradigma pedagógico tradicional são insuficientes em assegurar que realmente ocorra uma aprendizagem condizente com o novo modelo de sociedade. É preciso que o professor favoreça a Aprendizagem Significativa e uma das possibilidades para alcançar este objetivo é através do uso de Mapas Conceituais. Assim, esta dissertação teve como problema instigador, averiguar como os Mapas Conceituais fazem parte da formação inicial de professores da educação básica, dos cursos da UFS. Fez-se uso da metodologia qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista. Foram analisadas entrevistas de 09 docentes que lecionam disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciatura. A maioria indicou fazer uso dos MC, buscando diferenciar suas estratégias de ensino, a fim de promover a Aprendizagem Significativa em sala-de-aula. As principais contribuições dos mapas nos cursos foram: a facilidade para a aprendizagem de conceitos, que auxilia ao futuro professor a dominar melhor o conteúdo e a instrumentalização para o exercício da prática profissional usando um dos recursos presente nos atuais livros didáticos da educação básica. Esta estratégia foi percebida como favorável ao desenvolvimento da prática docente que trouxe melhorias ao processo de ensino e aprendizagem de algumas disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFS.
Abstract: It is known that old teaching strategies together with traditional pedagogical paradigm are insufficient to guarantee that learning really occur based on the new model of society. The professors need to ensure the Significant Learning and a way to achieve this goal is through Conceptual Maps (CM). Thus, this dissertation aimed to find out how Conceptual Maps are a part of the initial formation of basic education professors from UFS courses. Qualitative methodology was used through the application of questionnaires and interviews. Nine interviews from professors that teach pedagogical disciplines were analyzed. Most of them indicated the use of CM in a search for differ their teaching strategies in order to promote the Significant Learning in the classroom. The maps main contributions on the courses were: the facility for learning concepts, which helps future teachers to better master the content and instrumentation for the exercise of professional practice using one of the resources present in current textbooks of basic education. This strategy was perceived as favorable to the development of teaching practice that has brought improvements to the teaching and learning process of some pedagogical disciplines from UFS programs.
Keywords: Mapas conceituais
Formação de professores
Universidade Federal de Sergipe
Conceptual maps
Teachers formation
Federal University of Sergipe
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Citation: SOUSA, Glauber Santana de. CONCEPTUAL MAPS IN TRAINING COURSES FOR TEACHERS OF UFS. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4791
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLAUBER_SANTANA_SOUZA.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.