Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4800
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Projeto de qualificação docente (PQD - 1997/2001): um estudo sobre sua influência na formação e atuação dos licenciados em letras no pólo de Estância/SE |
Autor(es): | Siqueira, Maryluze Souza Santos |
Data do documento: | 31-Ago-2006 |
Orientador: | Prior, Wilma Porto de |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar a influência do Projeto de Qualificação Docente (PQD1) na formação e atuação dos docentes licenciados em Letras. Esse projeto foi implantado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a Fundação de Amparo à Pesquisa em Sergipe (FAPESE). O PQD teve como objetivo formar docentes, em exercício, das redes públicas estadual e municipal de ensino do interior sergipano. As informações deste estudo foram obtidas de dados existentes na Coordenadoria do PQD no Pólo de Estância/SE, das respostas dos egressos do curso de Letras, expressas nas entrevistas realizadas e das observações feitas de sua prática pedagógica. Inicialmente, apresentamos uma reflexão teórica sobre o papel do Estado como promotor das políticas públicas, destacando aquelas referentes à educação. Após trazemos uma descrição do Projeto de Qualificação Docente, especificando os objetivos, metas, funcionamento e resultados alcançados. E na descrição e análise dos dados destacamos a influência do PQD na formação e atuação dos egressos do curso de Letras, no tocante às realizações pessoal e profissional, bem como as suas representações a respeito do PQD e do magistério. |
Abstract: | The present study aimed at investigating the influence of the Professors Qualification Project (PQD1) in the formation and performance of professors that belonged to the Literacy University Course. This project was implanted by the Federal University of Sergipe (UFS) in partnership with the Sergipe s Education Secretary (SEED) and the Foundation of Support to the Research in Sergipe (FAPESE). The PQD had as objective to foster the current professors which work in the public state schools and in the municipal education around Sergipe, as well. This data was collected in the POP s Coordination in Estância, using the conclusions of the Literacy Course s egresses, acquired in their own pedagogical practice throughout these years. Initially, it was presented a theoretical reflection on the State s responsibility while promoting the public politics, especially when refers to education. We also brought up a description of the Teaching Qualification s Project, specifying the reached objectives, goals, functioning and results. Describing and analyzing the data, we detached the PQD s influence in the Literacy Course egresses formation and development in regards to their personal and professional accomplishments, as well as their representation related to the PQD and the process of teaching. |
Palavras-chave: | Políticas públicas PQD formação docente qualificação docente Public politics PQD professor formation professor performance |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SIQUEIRA, Maryluze Souza Santos. Projeto de qualificação docente (PQD - 1997/2001): um estudo sobre sua influência na formação e atuação dos licenciados em letras no pólo de Estância/SE. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4800 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARYLUZE_SOUZA_SANTOS_SIQUEIRA.pdf | 556,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.