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Document Type: Dissertação
Title: Divisão social do trabalho e alienação na formação de professores de educação física da UFS : o estágio supervisionado/prática de ensino enquanto síntese dialética dos projetos em disputa
Other Titles: DIVISION OF LABOR AND SOCIAL ALIENATION IN TEACHER OF PHYSICAL EDUCATION OF UFS: the supervised internship practice teaching as a dialectical synthesis of competing projects.
Authors: Alves, Melina Silva
Issue Date: 26-Sep-2010
Advisor: Lacks, Solange
Resumo : O presente estudo tem por objeto a Formação de Professores. Nesta pesquisa desenvolvemos especificamente uma investigação sobre a divisão social do trabalho e a alienação na formação de professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS), considerando o Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino enquanto síntese dialética dos projetos de formação de professores de Educação Física em disputa. Para sua realização desenvolvemos uma problemática que considera que a alienação do trabalho do professor tem por base concreta a divisão social do trabalho e a propriedade privada dos meios de produção e que tal divisão tem como uma de suas expressões nos cursos de formação de professores a dicotomia entre teoria e prática. Além disso, consideramos que tal divisão estabelece contradições, tais como qualificar X desqualificar, emancipar X alienar, que implicam em perceber o espaço da formação de professores tensionado por distintos projetos em disputa. A partir disso, questionamos: como se apresentam essas contradições no ordenamento legal e na proposta concreta de formação de professores de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, tomando como espaço concreto de materialização da divisão social do trabalho no currículo o Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino, e quais as possibilidades de superação? Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da referência do materialismo histórico dialético, apresentando como objetivo geral: contribuir para a reconceptualização dos currículos dos cursos de formação de professores de Educação Física, tendo a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado como eixos articuladores da organização curricular e essenciais mediadores da formação docente. As hipóteses formuladas foram confirmadas, evidenciando que as contradições apresentadas em nossa problemática materializaram-se essencialmente na dicotomia entre teoria e prática e que o Estágio Supervisionado e Prática de Ensino podem objetivar-se como articuladores do currículo se presentes desde o princípio da formação acadêmica e tomados a partir da referência do trabalho como princípio educativo. Por fim, articuladas as nossas conclusões defendemos a construção de uma formação transitória no campo da formação de professores a partir da referência da omnilateralidade.
Abstract: This study focuses on the Formation of the Teachers. In this research we developed a specific investigation on the social division of labor and alienation in the formation of the teachers of Physical Education, in the case of Federal University of the Sergipe (UFS), considering the Internship and Supervised Teaching Practice as a dialectical synthesis of projects to train teachers of Physical Education in dispute. For its realization we developed a problem which considers the alienation of teacher's work is based on the actual division of labor and private ownership of means of production and that this division is one of the expressions in training courses for teachers and the dichotomy between theory and practice. Moreover, we believe that this division provides contradictions, such as qualifying X disqualify, emancipate X alienate, involving perceiving the space of teacher strained by different competing projects. From this, we ask: how they present these contradictions in the legal order and at concrete proposal for the formation of the teachers of Physical Education, taking as a concrete space of materialization of the social division of labor in the curriculum and the Practice of Supervised Probation Teaching, and the possibilities of overcoming? A research literature and documents from the historical and dialectical materialism, presenting like general objective: to contribute to the reconceptualization of curricula of training courses for teachers of Physical Education, and the Practice of Teaching and Supervised Internship axes as articulators of curriculum organization and essential mediators of formation of the teachers. The assumptions were confirmed, showing that the contradictions presented in our problem materialized mainly in the dichotomy between theory and practice and that the Training and Teaching Practice can objectify himself as articulators of the curriculum were present from the beginning of the academic and taken from the referral of work as an educational principle. Finally, our conclusions articulate advocate the construction of a transitional training in the field of formation of the teachers from the reference omnilaterality.
Keywords: Formação de professores
Estágio supervisionado
Prática de ensino
Educação física
Formation of the teachers
Supervised internship
Teaching practice
Physical education
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: BR
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4819
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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