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dc.contributor.authorCruz, Cândida Luisa Pinto-
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:28Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:28Z-
dc.date.issued2016-10-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Cândida Luisa Pinto. Tessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe : múltiplos olhares. 2016. 163 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4832-
dc.description.abstractThis research aimed to know the construction of the first initiatives for inclusion of people with disabilities in the Federal University of Sergipe (FUS). The aim was to understand the process of inclusion of students with disabilities in the FUS under an approach of the participants of this process: teachers, students with and without disabilities and caregivers. In this sense, a building was necessary to guide and interweaves the facts. In this perspective, the agreement between the government of the State of Sergipe and the State Department of Education with the Cuban government was revealed, as well as the Department of Education of the FUS, focusing on scientific actions for the training of teachers and technicians from state networks and federal to meet people with disabilities in various educational stages. The methodological procedure adopted was the case study, a research approach qualitativa.Os instruments for data collection were semi-structured interviews with 22 subjects interviewed. It was defined as the search location the Center for Education and Human Sciences-CEHS / FUS, Campus São Cristovão. The results show that the CEHS started the discipline of inclusion focused on the subject in the Department of Psychology, but the Department of Education began the process of forming professional teachers; in an inclusive perspective, to work in the private and public networks of the State of Sergipe.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEstudantes deficientespor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectCegospor
dc.subjectDiscente com deficiênciapor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAccessibilityeng
dc.subjectStudents with disabilitieseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectEducação de cegospor
dc.titleTessitura da inclusão na Universidade Federal de Sergipe : múltiplos olharespor
dc.title.alternativeWeaving the inclusion in the Federal University of Sergipe : multiple perspectiveseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8090990367587438por
dc.contributor.advisor1Souza, Rita de Cácia Santos-
dc.description.resumoA pesquisa em tela buscou conhecer a construção das primeiras iniciativas para inclusão da pessoa com deficiência na Universidade Federal de Sergipe. Nosso objetivo foi conhecer o processo de inclusão dos discentes com deficiência na UFS sob a ótica dos participantes desse processo: docentes, discentes com e sem deficiência e acompanhantes. Nesse sentido, foi necessário construir a tessitura que corresponde a uma rede que guia e entrelaça os fatos. Revela os personagens envolvidos, o convênio entre governo do Estado de Sergipe e a Secretaria de Estado da Educação com o governo cubano, assim como com o Departamento de Educação da UFS, tendo como foco as ações científicas para a formação de docentes e técnicos das redes estadual, municipal e federal para atender às pessoas com deficiência nas mais variadas etapas educacionais. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso, numa pesquisa de abordagem qualitativa. Foram utilizadas como instrumentos para coleta de dados entrevistas semiestruturadas com os 22 sujeitos entrevistados. Delimitamos como lócus o Centro de Educação e Ciências Humanas-CECH/UFS, Campus São Cristóvão. Os resultados trazem à luz que o CECH iniciou o processo de inclusão de disciplina voltada para a temática no Departamento de Psicologia, mas é o Departamento de Educação que inicia o processo de formação de profissionais docentes na perspectiva inclusiva para atuarem nas redes públicas e particular do Estado de Sergipe.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
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