Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4854
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Kléber Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T17:50:46Z-
dc.date.available2017-09-26T17:50:46Z-
dc.date.issued2012-04-30-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/4854-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectÍndiospor
dc.subjectHistoriografiapor
dc.subjectÍndios - Estudo e ensinopor
dc.subjectHistoriographyeng
dc.subjectIndianseng
dc.subjectTextbookseng
dc.titleRepresentações sobre indígenas em textos escritos e imagéticos de livros didáticos de história do Brasil (1920/2010)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8325474405349873por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5606084251637102por
dc.contributor.advisor1Freitas, Itamarpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo dar a conhecer as mudanças e permanências nas representações sobre povos indígenas veiculadas pelos livros didáticos de História do Brasil, produzidos entre 1920 e 2000. A abordagem privilegia o exame de textos escritos e textos imagéticos mais recorrentes nos livros didáticos, que são comparados às teses sobre indígenas veiculadas tanto na literatura historiográfica de síntese, quanto em dois exemplares da pintura histórica de Victor Meirelles. A pesquisa buscou, sobretudo, identificar as aproximações e distanciamentos entre as representações dos livros didáticos e as teses da historiografia de síntese, como também verificar os usos que são feitos de uma mesma imagem ao longo de nove décadas.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEBER_RODRIGUES_SANTOS.pdf8,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.