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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4869
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA |
Autor(es): | Ribeiro, Ricardo Torres |
Data do documento: | 4-Mai-2008 |
Orientador: | Aranha, Maria Lúcia Machado |
Resumo: | Este trabalho analisa a Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil e a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA), no período de 1995 a 2002, nos Cursos - Técnico em Edificações, da área de Construção Civil, e Técnico em Meios de Hospedagem, da área de Turismo e Hospitalidade, do município de Salvador. Trata-se de Estudo de Caso, estruturado numa perspectiva de investigação qualitativa e exploratória. Reafirma-se a categoria do trabalho como elemento fundamental para a compreensão do sistema capitalista. Explicita-se a relação educação e reprodução social neste sistema. Identificam-se vários conceitos de competência, e percebe-se esta noção como eixo estruturador da reforma. No aspecto formal dos planos de curso analisados, houve uma aceitação dos referenciais postos pela Reforma da Educação Profissional no CEFET-BA. No entendimento de docentes, as competências não são desenvolvidas de forma integral e universal, tal como prevê os referenciais teóricos da reforma. Afirma-se que houve uma acomodação em relação ao modelo de competência, porque a grande maioria, 70,6% do total de 17 questionários aplicados, apresentou extrema dificuldade em conceituar as competências, dado o caráter impositivo das mudanças, a falta de um planejamento exeqüível e discussões sistematizadas na Unidade de Ensino de Salvador. |
Abstract: | This work analyses the Professional Education Reform in Brazil and Implantation of the National Curriculum Directress for the Professional Education in the Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET-BA) ambit, in the period of 1995 to 2002, in Building Technicist Course, in the area of Building and Means of Hostess Technicist in the area of Tourism and Hostess, in Salvador city. It is a Subject Matter within an investigative perspective and qualitative exploration. This work reaffirms as essential element the understanding of capitalist system. Elucidate the relation between education and social reproduction in this system. Identify several concepts of competence, discern these notions as main structure of this Reform. In the formal aspect of the course plane analyzed, there was an acceptance of references of the Professional Education Reform in CEFET-BA. In the teachers' knowledge, the competences are not developed in full and universal form, as it is foreseen by teorical references of the Reform. It is stated that there was an accommodation in relation to the standard of competence, because the large majority, 70,6% of total 17 questionnaires applied, showed extreme difficult in connecting the competences, due to the impositive circumstances of changes, the lack of an executable plan and systematized discussions in Salvador's Unit of Teaching. |
Palavras-chave: | Trabalho Educação Educação profissional Qualificação Competência Work Education Technical education Qualification Competence |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | RIBEIRO, Ricardo Torres. A Reforma da Educação Profissionalizante no Brasil (1995-2002): O Caso CEFET-BA. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2008. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4869 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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