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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Concepções pedagógicas de Educação Física na Revista Nova Escola (1986-2010): da adesão à educação pelo movimento à adequação aos PCNs
Autor(es): Nunes, Fábio Luís Santos
Data do documento: 1-Mar-2013
Orientador: Dantas Junior, Hamilcar Silveira
Resumo: Esta dissertação possui como objetivo analisar quais concepções do componente Educação Física historicamente foram veiculadas pela Revista Nova Escola entre 1986 e 2010. Este impresso é destinado aos profissionais do Ensino Básico, possui edições mensais e é publicado, desde março de 1986, pela Fundação Victor Civita, órgão ligado a Editora Abril. Seus temas são, em grande parte, os que se relacionam com o Ensino Fundamental abrangendo assuntos ligados a todos os componentes presentes nesta etapa da Educação Básica. Estudado à luz da interpretação historiográfica thompsoniana, que elimina procedimentos autoconfirmadores, o periódico foi compreendido como um objeto real, concreto e cognoscível do ponto de vista histórico que enquanto produto material é provisório e passível de mudanças e releituras, dadas às perguntas feitas à evidência, assim como não pode ser apartado do todo social que o envolve e, senão o determina, estabelece relações de tensão permanente. A relação Revista Nova Escola e Educação Física escolar foi compreendida a partir de duas fases distintas. A primeira, ocorrida entre 1986 a 1997, nomeada de fase da adesão à educação pelo movimento. A segunda, que ocorreu entre 1998 a 2010, chamada de fase de adequação aos PCNs. Verificou-se que o periódico veiculou, durante as duas fases, 73 matérias sobre a área que trouxeram sugestões de conteúdos ou relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física, na maioria de escolas públicas, das cinco regiões brasileiras. Constatou-se, a partir dessas matérias, que entre 1986 e 2010, a Revista Nova Escola veiculou, predominantemente, a concepção psicologizante de Educação Física, no entanto, foi possível constatar que o impresso também veiculou, com menos ênfase, a concepção crítica ou progressista da área.
Abstract: This dissertation has the goal to analyze the historical conceptions of Physical Education that have been shown by the magazine Nova Escola between 1986 and 2010. This periodical is designed for elementary school professionals. It is published monthly and since March of 1986 is printed by the Fundação Victor Civita, agency related to the Editora Abril. Its topics are, mostly, related to elementary school comprehending issues affiliated to all the components present in this phase of basic education. The study is based on Thompson s historiography that expunges auto confirmed procedures. This magazine was understood as a real, concrete and cognoscible object from the historical point of view; which being a material product it is provisory and susceptible to changes e rereads, given to the questions that the evidence is put to. It also cannot be separated from the society that involves it and, if it does not determine it, establish relations with permanent tension. The magazine Nova Escola and P.E. were comprehended in two different moments. The first one between 1986 and 1997 named the phase of adhesion to education through movements. The second one between 1998 and 2010 was named the adaption to the PCNs. It was verified that the periodical published during its two phases 73 features about P.E. that have brought suggestions of topics or reports of pedagogical practices developed by P.E. teachers, mainly from public schools of all Brazil. It was also seen that between 1986 and 2010 the magazine Nova Escola published, predominantly, the psychological conception of the Physical Education. However, it was also published, although with less emphasis, the critical or progressive conception of the area.
Palavras-chave: Educação física
Prática de ensino
Revista Nova Escola
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Concepções pedagógicas
Movement education
Periodicals
Physical education and training
Student teaching
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4871
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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