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Document Type: Dissertação
Title: Alfabetização potencializada pela mediação digital na formação de alunos iniciantes do ensino fundamental: implicações político-pedagógica
Authors: Araújo, Ayala de Sousa
Issue Date: 28-Feb-2014
Advisor: Romão, Eliana
Resumo : O presente estudo tem como ponto fulcral a prática da alfabetização a partir das possibilidades pedagógicas por meio das tecnologias digitais da informação e comunicação TDIC nas práticas de leitura e escrita. O objetivo desse estudo, então, é analisar, a partir da realidade política educacional, os efeitos da mediação digital nos processos de alfabetização na escola pública na perspectiva de compreender a influência e importância do uso do digital na alfabetização, na formação dos/as aluno/as integrantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse sentido indagamos: em que medida os efeitos da mediação com a rede nos processos de alfabetização interferem na formação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Heribaldo Dantas em Itabuna e quais os implicadores e tensões nesse processo? Seguida da pergunta norteadora, apresentamos as indagações correlatas: 1. Por quais vias e diretrizes as influências sociais, políticas e societárias de Itabuna, Bahia e a política da Secretaria de Educação interferem e amparam a prática educacional da Escola Heribaldo Dantas? 2. O que é alfabetização e em que consiste o seu processo a partir da mediação digital na contemporaneidade? O campo empírico é a prática cotidiana na sala de aula de duas professoras que trabalham nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O caminho percorrido para construção da presente pesquisa, de índole qualitativa, ocorreu sob a égide da abordagem praxiológica do método dialético de par com fragmentos de uma abordagem de cunho etnográfica. A investigação/coleta elegeu dois procedimentos essenciais: a observação com filmagens e entrevistas semiestruturadas com base em um roteiro flexível, com crianças e professoras. Os resultados obtidos, a partir da experiência realizada em campo, apontam para importância de uma proposição de alfabetização com a rede, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por contribuir para inserção social, participação e vivência cidadã dos/as mesmos/as em contextos de usos sociais da leitura e da escrita, dialeticamente. Uma alfabetização humanizadora atenta as necessidades reais da criança e, ao lado disso, à altura, tanto quanto possível, da sociedade contemporânea. Este estudo, apresenta como marco teórico os fundamentos sócio-interacionista com base em Vigotski em diálogo com Paulo Freire entre outros autores em conformidade.
Abstract: The present study has as its focal point the practice of literacy from the pedagogical possibilities of digital technologies through information and communication - TDIC practices of reading and writing. The purpose of this study, then, is to analyze, from the educational political reality, the effects of digital mediation processes in literacy in public schools in order to understand the influence and importance of the use of digital literacy, training / the student/ members of the early years of elementary school. In this sense we ask: to what extent the effects of mediation with the network in literacy processes interfere with the training of students in the early years of elementary school in the School Heribaldo Dantas Itabuna and what implicadores and tensions in this process? Then the guiding question, we present the related questions: 1 By what pathways and guidelines social, political and societal influences Itabuna, Bahia and the policy of the Department of Education and interfere bolster the educational practice of the School Heribaldo Dantas? 2 What is literacy and what constitutes the process from the digital mediation in contemporary society? The empirical field is the daily practice in the classroom of two teachers who work in the early years of elementary school. The path to building the present research, a qualitative nature, took place under the aegis of the praxeological approach of dialectical method par with fragments of an ethnographic approach to nature. Research / collection elected two essential procedures: observation and semi-structured interviews with footage based on a flexible itinerary with children and teachers. The results from the experiment in the field, point to the importance of a proposition literacy with the network, in the early years of elementary school, to contribute to social inclusion, citizen participation and experience of / the same / in the contexts of social uses of reading and writing, dialectically. A careful literacy humanizing the real needs of the child and, beside that, at the time, as much as possible of contemporary society. This study presents the theoretical framework socio-interactionist foundations based on Vygotsky in dialogue with Paulo Freire and other authors accordingly.
Keywords: Educação e Estado
Alfabetização
Tecnologia educacional
Ensino fundamental
Professores - Formação
Tecnologia da informação
Alfabetização com a rede
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)
Diálogo. Formação de Professor
Education and state
Educational technology
Fundamental education
Information technology
Literacy
Teachers
Literacy with the network
Digital Technologies of Information and Communication (TDIC)
Dialogue
Teacher Training
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4881
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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