Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4883
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Patrimônio cultural e educação: um estudo das representações sobre educação patrimonial desenvolvidas em Aracaju - SE (1985 - 1991) |
Autor(es): | Matos, Luana Silva Bôamorte de |
Data do documento: | 19-Fev-2013 |
Orientador: | Souza, Josefa Eliana |
Resumo: | O objetivo neste estudo é analisar as representações que agentes culturais vinculados ao Estado fizeram sobre duas atividades educativas desenvolvidas em Aracaju, entre 1985 e 1991, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural: a divulgação da cartilha João Santeiro e o projeto Viver Aracaju. Sob a influência da Nova História Cultural e apoiada na análise de discurso proposta por Eni Orlandi (2005), entrevistas coletadas, fotografias, leis, decretos, cartas patrimoniais, atividades elaboradas pelos alunos, artigos publicados em jornais, livros e produções científicas foram analisadas com o propósito de responder ao seguinte problema: quais as representações sobre patrimônio cultural e educação patrimonial foram possivelmente apropriadas pelos os agentes culturais responsáveis pela elaboração dos dois projetos, no período indicado? Como categorias de análise utilizei a ideia de representação e apropriação segundo Roger Chartier (1990; 1991; 2009) e campo de Pierre Bourdieu (1989; 2000; 2003). |
Abstract: | The object of this study is to analyze the representations that cultural agents working for the State made on two educational activities in Aracaju, between 1985 and 1991, in order to sensitize students about the importance of preserving cultural heritage: the dissemination of the booklet João Santeiro and project Viver Aracaju. Under the influence of the New Cultural History and supported by the analysis of discourse proposed by Eni Orlandi (2005), collected testimonies, photographs, laws, decrees, letters to property, activities prepared by students, papers published in journals, books and scientific products were analyzed with order to answer to the following problem: what the representations of cultural heritage and heritage education were possibly appropriated by cultural agents responsible for producing the two projects, in the period indicated? As categories of analysis used the idea of representation and appropriation according to Roger Chartier (1990, 1991, 2009) and field of Pierre Bourdieu (1989, 2000, 2003). |
Palavras-chave: | Educação Patrimônio cultural Patrimônio cultural - Proteção Política cultural Patrimônio cultural - Educação Cartilha João Santeiro Projeto Viver Aracaju Educação patrimonial Cultural policy Cultural property Cultural property Education |
área CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4883 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUANA_SILVA_BOAMORTE_MATOS.pdf | 8,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.