Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Paulo Roberto Boa Sorte | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T17:51:17Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T17:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paulo Roberto Boa Sorte. The reflective practice in initial teacher of english. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. | por |
dc.identifier.uri | https://ri.ufs.br/handle/riufs/4888 | - |
dc.description.abstract | This research investigates the contributions of the reflective teaching to pre-service English teacher education and it is justified by the need of discussing the perspectives to language teaching education in Brazil. From both qualitative analytical-descriptive and analytical-interpretative methods, it aims at identifying the kind of reflection made by three pre-service English teachers during their experience on internship. It seeks to check if the reflections move theoretical references and if there can be changes in teachers‟ behavior when it comes to their teaching practice through reflection. The theoretical references used are Pimenta & Lima (2002) concerning teachers‟ internship; Huberman (1995) and Hughes (1996) concerning the profile of beginning teachers; Dewey (1933), Schön (1982), Perrenoud (2002), Liston & Zeichner (1996) and Alarcão (2003) concerning the definition for reflective teacher. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Sergipe | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prática reflexiva | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Professor de inglês | por |
dc.subject | Reflective teaching | eng |
dc.subject | Pre-service education | eng |
dc.subject | English language teacher | eng |
dc.title | A prática reflexiva na formação inicial do professor de inglês | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0116830050245232 | por |
dc.contributor.advisor1 | Charlot, Bernard | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investiga as contribuições da prática reflexiva para a formação inicial do professor de inglês e justifica-se pela necessidade de discutir as perspectivas para a formação de professores de línguas no Brasil. De cunho qualitativo analíticodescritivo e analítico-interpretativo, tem o objetivo de identificar quais são as reflexões feitas por três professores de inglês em formação ao longo do estágio supervisionado. Busca-se verificar ainda se as reflexões mobilizam referências teóricas e se há mudanças no comportamento dos professores em relação à sua prática a partir da reflexão. As referências teóricas utilizadas são Pimenta & Lima (2002) acerca do estágio supervisionado; Huberman (1995) e Hughes (1996) sobre o perfil do professor iniciante; Dewey (1933), Schön (1982), Perrenoud (2002), Liston & Zeichner (1996) e Alarcão (2003) na definição e discussão da prática reflexiva. Como instrumentos de coleta de dados são utilizados a escrita do diário reflexivo, entrevistas de explicitação e observações de aula. | por |
dc.publisher.program | Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFS | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PAULO_ROBERTO_BOA_SORTE_SILVA.pdf | 565,5 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.