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Document Type: Dissertação
Title: Políticas públicas e formação docente: um estudo dos Programas Gestar II e Progestão no município de Coronel João Sá
Authors: Carvalho, Jailda Evangelista do Nascimento
Issue Date: 7-May-2013
Advisor: Jesus, Sonia Meire Santos Azevedo de
Resumo : Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós - Graduação em Educação e se insere na linha de Pesquisa Formação de Professores: Saberes e Competências, do Núcleo de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe NPGED, foi uma pesquisa que se constituiu a partir da necessidade de investigar as políticas públicas de formação de professores no município de Coronel João Sá Bahia, especificamente, através dos programas Gestão de Aprendizagem Escolar (Gestar II) e o Programa de Capacitação para Gestores Escolares (PROGESTÃO). A pergunta que norteou a pesquisa foi: qual a contribuição desses programas para a formação e prática dos professores que atuam nas escolas do campo no município de Coronel João Sá, Bahia? Qual o significado dessa formação para a prática docente a partir do contexto rural onde eles estão inseridos? O objetivo é investigar a partir dos documentos que os sustentam e da prática realizada, a importância desses programas para formação dos professores que trabalham nas escolas do campo no município de Coronel João Sá- BA, nos anos de 2009 e 2010. Trata de uma abordagem qualitativa com estudos a partir da leitura de documentos oficiais e entrevistas. A análise nos permitiu inferir que há uma urgente necessidade de políticas públicas mais específicas na área de formação de professores para garantir melhor condição de trabalho e uma educação do campo que valorize e reconheça os modos de vida no campo.
Abstract: This work was developed in the Post - Graduate Education and fits within the Teacher Education Research: Knowledge and Skills, the Center for Postgraduate Education, Federal University of Sergipe - NPGED was a survey that was constituted from the need to investigate the public policy of teacher education in the city of Coronel João Sá Bahia, specifically through programs Learning Management School (Gestar II) and training Program for School Managers (Progestão). The question that guided the research was: what is the contribution of these programs for the training and practice of teachers working in the rural schools in the city of Coronel João Sá, Bahia? What is the meaning of this training for teaching practice from the rural context where they are inserted? The aim is to investigate the basis of the documents that support and practice place, the importance of these programs for training of teachers working in schools in the field in the city of Coronel João Sá-BA, in the years 2009 and 2010. This qualitative approach with studies from the reading of official documents and interviews. The analysis allowed us to infer that there is an urgent need for more specific public policies in the area of teacher training to ensure better working conditions and a field education that values and recognizes the ways of life in the field.
Keywords: Professores - Formação
Educação e Estado
Educação rural
Escolas rurais
Política e educação - Sergipe
Coronel João Sá (BA)
Education and state
Education, Rural
Politics and education
Rural schools
Sergipe (Brazil)
Teachers
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4920
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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