Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/4926
Document Type: Dissertação
Title: O Olhar do "outro" sobre si mesmo: as representações de América nos manuais de formação de professores no Brasil e na Argentina (1900-1913)
Authors: Santos, Analice Alves Marinho
Issue Date: 18-Feb-2013
Advisor: Freitas, Itamar
Resumo : Neste trabalho, objetivo identificar as representações sobre a América em manuais destinados à formação de professores, escritos pelo brasileiro José Francisco da Rocha Pombo (1857-1933) e pelo argentino Carlos Navarro y Lamarca (1868-1921). Seguindo as orientações de Roger Chartier, analisei as representações sobre o continente nos manuais didáticos Compendio de Historia da America (1900), de Rocha Pombo e Compendio de la Historia General de América (1910/1913), de Carlos Lamarca. A metodologia que utilizei para encontrar essas representações foi o estudo dos acontecimentos sobre a História americana em cada manual e depois analisar as representações com o intuito de responder à questão: Quais as representações sobre a América nos manuais brasileiros e argentinos? Os resultados encontrados indicam que Rocha Pombo e Carlos Lamarca concebem a América de maneiras diferentes: o primeiro defende que existem duas Américas : uma colonizada pelos ibéricos e outra pelos ingleses. Para Lamarca, apesar de reconhecer que os colonizadores também influíram no destino do continente, é a independência que muda a representação da América: assim, antes da emancipação, as Américas têm de ser diferenciadas de acordo com a sua localização geográfica (norte, sul e central) e depois o continente é representado através de histórias particulares e da América do Norte. Acredito que o estudo das representações sobre a América é algo necessário para a compreensão de como as generalizações e expressões negativas (tão criticadas nos estudos da História do continente) foram construídas com o objetivo de não só conhecer e divulgar a experiência americana, mas também de modificar o ensino de História da América no Brasil e na Argentina. Assim, com a identificação das representações sobre o continente, julgo ser possível localizar os espaços sociais onde elas foram escritas e os grupos sociais que as criaram, compreendendo, assim, os seus significados mais profundos.
Abstract: This work aims identifying the representation about America in manuals intended for teachers formation which are writing by the brazilian José Francisco da Rocha Pombo (1857-1933) and by the argentinian Carlos Navarro y Lamarca (1868-1921). Following the Roger Chartier orientations, I analyzed the representation about the America in the didactic manuals Compendio de Historia da America (1900) by Rocha Pombo and Compendio de la Historia General de América (1910/1913) by Carlos Lamarca. The methodology that I used to find these representations was through the analyses of events about american history in each manual and compared the representations intending to answer the question: what are the representation about America in the brazilian and argentinian manuals? The research results indicate that Rocha Pombo and Carlos Lamarca conceive two different Americas : the first argues that before the colonization, the America could be separated by geographic localization and after colonization there are two Americas ": one colonized by Iberian and another by the British. To Lamarca, the independence changes the representation of America: before emancipation the "Americas" are differentiated too the according to their geographic location and with the independence the continent is represented through particular stories and North America. I believe that the study of representations of America is something necessary for understanding how generalizations and negative expressions were built in order to not only know and disseminate the American experience, but also modify the teaching of American History in Brazil and Argentina. Thus, identifying the representations on the continent, I think it is possible to locate the social spaces where they were written and the social groups that created, comprising thus their deeper meanings.
Keywords: Ensino de história
Formação de professores
História da América
Manuais didáticos
Professores no Brasil
Professores na Argentina
America history
Didactic manuals
Teacher education
Teaching of history
Subject CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Program Affiliation: Pós-Graduação em Educação
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4926
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALICE_ALVES_MARINHO_SANTOS.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.