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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Conhecimento sobre as recomendações internacionais de atividades física em adolescentes escolarizados no Estado de Sergipe
Título(s) alternativo(s): Knowledge on physical activity recommendations in teenagers in educated Sergipe state
Autor(es): Silva, João Paulo da
Data do documento: 28-Ago-2015
Orientador: Menezes, Aldemir Smith
Resumo: O conhecimento é um caminho necessário para que os indivíduos comecem a tomar decisões a partir do conhecimento adquirido, assim, é de suma importância transmitir no ambiente escolar, através de uma metodologia diferenciada, as recomendações de atividade física, para que os adolescentes tenham a possibilidade de aumentar o conhecimento sobre as recomendações. Objetivou-se verificar a prevalência e fatores associados ao conhecimento sobre as recomendações internacionais de atividade física em adolescentes escolarizados no Estado de Sergipe. O estudo foi de caráter transversal com amostra composta por 3992 (2448 feminino e 1544 masculino) adolescentes no Estado de Sergipe, com idade entre 14 a 19 anos. As variáveis do estudo foram verificadas através de um questionário auto-administrado, utilizando a análise descritiva (frequência, Qui-Quadrado) e Inferencial (regressão logística binária bruta e ajustada). Os resultados deste estudo apontam para alta prevalência de adolescentes que desconhecem os componentes: frequência (85,2%), duração (69,4%), sessão (72%) e intensidade (81,5%) das recomendações de atividade física, como também, 99,8% desconhecem as recomendações de atividade física geral. Na analise entre os sexos, os meninos apresentaram ter mais conhecimento em relação às meninas. No componente frequência, os adolescentes do sexo feminino, do turno noturno e considerados sedentários tiveram mais chance de desconhecerem as recomendações, tendo os adolescentes do 3º ano com mais chance de conhecerem as recomendações. No componente duração, o sexo feminino, adolescentes do 3º ano e considerados sedentários apresentaram mais chance de conhecerem as recomendações, tendo os adolescentes com 3-4 anos de atraso escolar com mais chance de desconhecerem as recomendações. Já, em relação a sessão, as meninas, alunos com idade entre 16-17 e 18-19 anos e que estudam no 2º ano tiveram mais chance de desconhecerem as recomendações. E, no componente intensidade, as meninas apresentaram mais chance de desconhecerem as recomendações. Conclui-se que os adolescentes tiveram alta prevalência em relação ao desconhecimento das recomendações de atividade física e, que algumas variáveis sociodemográficas e nível de atividade física apresentaram associações significativas, tendo algumas variáveis de forma separada ou agrupada influenciando o nível de conhecimento dos adolescentes sergipanos.
Abstract: The knowledge is a necessary way for individuals begin to make decisions based on the knowledge acquired, so, it is very important to convey in the school environment, through a different methodology, the recommendations of physical activity for the adolescents have the possibility to increase knowledge about the recommendations. The objective of this study was to verify the prevalence and factors associated with knowledge about international recommendations for physical activity in educated adolescents in the state of Sergipe. The study was transversal character with a compound sample of 3992 (2448 female and 1544 male) adolescents in the state of Sergipe, aged between 14 and 19 years. The variables of study were verified through a self-administered questionnaire, using the descriptive analysis (frequency, chi-square) and Inferencial (crude and adjusted regression binary logistic). The results of this study show high prevalence of adolescents who ignore the components: frequency (85.2%), duration (69.4%), session (72%) and intensity (81.5%) of physical activity recommendations, but also, 99.8% ignore the general physical activity recommendations. In the analysis between the sexes, boys present to have more knowledge than girls. The component frequency, female adolescents, the night shift and considered sedentary were more likely to ignore the recommendations, taking the adolescents of the 3rd year most likely to know the recommendations. The component duration, of the female sex, adolescents of the 3rd year and considered sedentary were more likely to know the recommendations, taking adolescents with 3-4 years of school lag most likely to aware of the recommendations. As, in relation to session, girls, students aged between 16-17 and 18-19 years old and studying in 2nd year were more likely to ignore of the recommendations. And, in the intensity component, girls were more likely to ignore the recommendations. Conclude that the adolescents had high prevalence in relation to ignorance of the physical activity recommendations and, that some sociodemographic variables and physical activity level showed significant associations, with some separate or combined form of variables influencing the level of knowledge of the sergipano adolescents.
Palavras-chave: Conhecimento
Atividade física
Adolescentes
Knowledge
Physical activity
Adolescents
área CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: BR
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação Física
Citação: SILVA, João Paulo da. Knowledge on physical activity recommendations in teenagers in educated Sergipe state. 2015. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4932
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