Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5078
Document Type: Dissertação
Title: Terra e universo : construção e validação de um teste de desempenho escolar em ciências
Authors: Ferreira, Joyce de Souza
Issue Date: 28-Mar-2016
Advisor: Wartha, Edson José
Resumo : Este estudo teve como objetivo construir e validar questões referentes ao eixo temático “Terra e Universo”, com o propósito de gerar um instrumento de avaliação em Ciências, que possibilite analisar os diferentes níveis de conhecimento de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Com base na Teoria do Cone de Franzolin (2009), foi possível desenvolver um gradiente que passa Ensino Médio, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Senso Comum, no qual podemos analisar a aproximação e distanciamento do conhecimento de referência em cada questão elaborada. Trata-se de uma pesquisa documental e exploratória, com abordagem metodológica qualitativa e quantitativa. As etapas da pesquisa foram subdivididas em cinco: (i) Construção de um gradiente baseado na Teoria do Cone de Franzolin (2009); (ii) Sujeitos da pesquisa; (iii) Construção e Validação da matriz de referência; (iv) Elaboração das questões; (v) Validação das questões. Para a análise dos dados, utilizamos o programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Dentre as análises estatísticas pertinentes, foram realizadas as frequências simples, o cálculo do Alpha de Cronbach e feitas correlações de rho de Spearman. Concluímos que é viável a construção de um teste de desempenho escolar que leve em consideração a pluralidade de ideias dos estudantes, visto que através dos resultados foi possível observar o nível de conhecimento dos estudantes em relação aos conteúdos do eixo ‘Terra e Universo’.
Abstract: This study aimed to construct and validate issues related to the thematic area "Earth and Universe", with the purpose of generating an assessment tool in Science, that allows to analyze the different levels of knowledge of students in the 9th grade of elementary school. Based on the Franzolin Cone Theory (2009), it was possible to develop a gradient passing high school, elementary school, elementary school II and Common Sense, in which we can analyze the approach and departure from the reference knowledge in each elaborate question. This is a documentary and exploratory research, with qualitative and quantitative approach. The steps of the research were divided into five: (i) Construction of a gradient based on Cone Theory Franzolin (2009); (Ii) Research subjects; (Iii) Construction and Validation of reference matrix; (Iv) Preparation of the issues; (V) validation of the issues. For data analysis, we used the SPSS (Statistical Package for Social Sciences). Among the analyzes relevant statistics, simple frequencies were carried out, the calculation of Cronbach's Alpha and made correlations Spearman rho. We conclude that it is feasible to build a school performance test that takes into account the plurality of ideas of students, as through the results was possible to observe the level of knowledge of students in relation to the contents of the axis 'Earth and the Universe'.
Keywords: Ensino de ciências
Avaliação educacional
Sistemas avaliativos
Terra e Universo
Science teaching
Assessment systems
Earth and Universe
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: FERREIRA, Joyce de Souza. Terra e universo : construção e validação de um teste de desempenho escolar em ciências. 2016. 118 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5078
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOYCE_SOUZA_FERREIRA.pdf1,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.