Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5084
Document Type: Dissertação
Title: A inserção dos tablets em escolas estaduais de Aracaju : desafios e limitações
Authors: Pinto, Maiara Fernanda Souza
Issue Date: 16-Mar-2016
Advisor: Machado, Samisia Maria Fernandes
Resumo : As tecnologias móveis, em especial os tablets, estão trazendo um novo conceito de ensino chamado de mobile learning que está relacionada a mobilidade espacial e temporal na escola. Em Sergipe, no ano de 2013, foi implantado o Projeto Tablets Educacionais tendo como objetivo proporcionar aos professores e alunos condições de acesso a tecnologias e à internet para auxiliar a aprendizagem dos alunos. Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que forma os professores de química receberam a inserção dos tablets em sua prática pedagógica nas escolas da rede Estadual de Aracaju. Para isso foram realizadas entrevistas com dois funcionários da SEED/SE, visando compreender melhor o projeto, e posteriormente, com sete professores de química das escolas em que tanto os docentes e alunos receberam o tablet. Os dados foram analisados a partir da “Análise Textual Discursiva – ATD”. Da análise destes dados e dos comentários “livre” após as entrevistas concluímos que os professores de química aceitam a inserção dos tablets, porém, neste projeto da SEED/SE, não houve incorporação dos mesmos em suas práticas pedagógicas. Na nossa compreensão não é suficiente equipar a escola com recursos tecnológicos sem desenvolver no professor o estímulo, a capacitação de uma boa formação continuada e sua inserção no projeto desde a sua concepção, para que eles não se sintam obrigados simplesmente a usá-los.
Abstract: Mobile technologies, especially tablets, are bringing a new concept of teaching called mobile learning which is related to spatial mobility and time at school. In Sergipe, in 2013, it implemented the Educational Tablets project aiming to provide teachers and students conditions of access to new technologies and the Internet to assist student learning. This research aimed to investigate the chemistry teachers so accept the inclusion of tablets in their teaching in schools of Aracaju State network. For this, they were carried interviews with two officials from the SEED / SE, better understand the project and later with seven chemistry teachers of schools where teachers and students received the tablet. The sample was analyzed from the "Textual Analysis Discourse - ATD". The analysis of these data and the comments "free" after the interviews conclude that chemistry teachers accept the inclusion of tablets, but in this SEED / SE project, there was no incorporation of the same in their teaching practices. In our emerging understanding, it is not enough to equip the school with technological resources without developing the teacher stimulation, training a good continuing education and its role in the project from its conception, so they do not feel compelled to simply use them.
Keywords: Química -- Estudo e ensino
Tablet (Computadores)
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino de química
Tablet
Aplicativos educacionais
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PINTO, Maiara Fernanda Souza. A inserção dos tablets em escolas estaduais de Aracaju : desafios e limitações. 2016. 105 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5084
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAIARA_FERNANDA_SOUZA_PINTO.pdf1,82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.