Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Katia Maria Limeira-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:14:58Z-
dc.date.available2017-09-26T18:14:58Z-
dc.date.issued2017-05-05-
dc.identifier.citationSANTOS, Katia Maria Limeira. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática : uma abordagem na prática docente. 2017. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5107-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the practices of Mathematics teachers based on the use of Information and Communication Technology (ICT), specifically of Geogebra software in a public school in Sergipe, as well as to describe theoretical assumptions about the use of ICT in mathematics teaching, identify the ICT used in teaching practices and the activities developed by teachers, analyze the conceptions of teachers about the use of ICT (Geogebra software) in the classroom. To reach the proposed objectives was chosen a qualitative approach, with methodological design case study through of observation of techniques and interview with two teachers who teach Mathematic in a public school of Aracaju/Sergipe. Therefore, was build a theoretical framework, having as support the Borba studies (2003, 2014), Bicudo (2005), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013, 2016), Lévy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Tardif (2009, 2011), Nóvoa (1999), and others authors that ground the use of ICT in mathematics teaching. The realization about this study possibilities know the context in which happens research, the subject’s action (P1 and P2) inserted and the space of investigation about the ITC with pedagogical instruments, in specificity the Geogebra software. The results achieved indicated that teachers are using the technologies such as something else to motivate the students, by means of teaching practice that promotes learning and integrates the ITC to Mathematics teaching.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectSoftwarepor
dc.subjectProfessores de matemáticapor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectTecnologia da informação e comunicação (TIC)por
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectSoftware Geogebrapor
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectMathematics teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectGeogebra Softwareeng
dc.titleTecnologias da informação e comunicação no ensino de matemática : uma abordagem na prática docentepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274602240135394por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Carlos Alberto-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo investigar as práticas dos professores de Matemática a partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), especificamente do software Geogebra em uma escola pública de Sergipe, bem como descrever pressupostos teóricos acerca da utilização das TIC no ensino de Matemática, identificar as TIC utilizadas na prática docente e as atividades desenvolvidas pelos professores, e analisar as concepções dos professores sobre o uso das TIC (software Geogebra) na sala de aula. Para atingir os objetivos propostos, optou-se por uma abordagem qualitativa, com delineamento metodológico de estudo de caso através das técnicas de observação e entrevista com dois professores que lecionam a disciplina Matemática em uma escola pública de Aracaju/Sergipe. Para tanto, foi construído um quadro teórico, tendo como suporte os estudos de Borba (2003, 2014), Bicudo (2005), Castells (2006), Kenski (2004, 2006, 2013, 2016), Lévy (1997), Moreira (2005), Nacarato (2013), Pais (2008), Pimenta (2006), Tardif (2009, 2011), Nóvoa (1999), dentre outros autores que fundamentam o uso das TIC no ensino de Matemática. A realização deste estudo possibilitou conhecer o contexto em que ocorreu a pesquisa, as ações dos sujeitos (P1 e P2) inseridos e o espaço da investigação sobre as TIC como instrumento pedagógico, em especificidade o software Geogebra. Os resultados alcançados indicaram que os professores recorrem às tecnologias como algo a mais para motivar os alunos, por meio de uma prática docente que promove aprendizagem e integra as TIC ao ensino de Matemática.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIA_MARIA_LIMEIRA_SANTOS.pdf4,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.