Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5115
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSoares, Vando Kleber Santos-
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:01Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:01Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.citationSOARES, Vando Kleber Santos. Desenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentes. 2017. 145 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.por
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5115-
dc.description.abstractThis work investigated the establishment of the interactive process among the students of a third grade high school class with the adoption of the methodology of problem-based learning (PBL) and its relation in the development of students' scientific and everyday concepts about electrodynamics. The research was carried out at a state public high school in the interior of the state of Sergipe. In order to analyze social interactions, we used Vygotsky's ideas, Wertsch's (1984) constructs, from Monteiro's (2006) perspective, and the (2002) Analytical tool of Mortimer and Scott. Participant observation was used for data collection, which was performed during 11 classes, and a recorder was used to record the conversations of two groups. Field records, evaluation chart, knowledge sheets and tests of the students were also used. The results showed that the PBL allowed the students to formulate and to expose their points of view of the studied contents, which promoted the emergence of interactive chains as a pattern of interaction and to use semiotic resources as mediators for the understanding and development of the concepts.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Sergipepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectConceitospor
dc.subjectInterações discentespor
dc.subjectMetodologia da Aprendizagem Baseada em Problemaspor
dc.subjectProcesso interativopor
dc.subjectDesenvolvimento de conceitospor
dc.subjectProblem-Based Learning Methodologyeng
dc.subjectPBLeng
dc.subjectInteractive processeng
dc.subjectConcept developmentpor
dc.titleDesenvolvimento do conhecimento físico com a aprendizagem baseada em problemas : análise das interações discentespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615185562497180por
dc.contributor.advisor1Barbosa, Celso José Viana-
dc.description.resumoEste trabalho investigou o estabelecimento do processo interativo entre os alunos de uma turma da terceira série do ensino médio com a adoção da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e sua relação no desenvolvimento dos conceitos científicos e cotidianos dos estudantes sobre eletrodinâmica. A pesquisa foi realizada em um colégio público estadual do interior do estado de Sergipe. Para analisar as interações sociais lançamos mão das ideias de Vygotsky, dos constructos de Wertsch (1984), na perspectiva de Monteiro (2006), e da ferramenta analítica de Mortimer e Scott (2002). Utilizou-se a observação participante para a coleta de dados, que foi realizada durante 11 aulas, e se utilizou um gravador para gravar as conversas de dois grupos. Foram utilizados ainda registros de campo, fichas avaliativas, folhas de conhecimentos e provas dos alunos. Os resultados mostraram que a ABP permitiu aos alunos formularem e exporem seus pontos de vista dos conteúdos estudados o que promoveu o surgimento de cadeias interativas como padrão de interação e utilizarem recursos semióticos como mediadores para o entendimento e o desenvolvimento dos conceitos.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSpor
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANDO_KLEBER_SANTOS_SOARES.pdf3,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.