Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5131
Document Type: Dissertação
Title: Relação de estudantes surdo com os conhecimentos escolares : percursos e percalços no aprendizado da química
Authors: Santos, Aline Nunes
Issue Date: 7-Mar-2017
Advisor: Lopes, Edinéia Tavares
Resumo : A presente investigação é fruto dos questionamentos e inquietações que surgiram no final do ano letivo de 2015, provenientes das primeiras experiências profissionais como professora de Química, em um colégio da rede pública do sertão baiano. A instituição era frequentada por duas alunas e um aluno surdos que, após a reprovação no referido ano, encontravam-se em situação de abandono escolar já no ano subsequente. Isso posto, este trabalho tem como objetivo compreender a relação estabelecida com a escola e os conhecimentos científicos escolares, especificamente os de química, por um casal de irmãos surdos, em situação de fracasso escolar. Nele se utilizaram estudos sobre educação de surdos, propostos por Sá, Skliar e Perlin, como referencial teórico. Para a compreensão da relação estabelecida por ele, lançou-se mão da noção da relação com o saber de Charlot, e a trajetória metodológica se fundamenta em pesquisa qualitativa, baseada em Bogdan e Biklen, tendo como sujeitos da pesquisa os irmãos surdos, seus pais, o professor de Química, uma irmã e três de seus colegas de classe. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, que permitiu concluir que a relação mantida pelos estudantes com a escola se deu a partir da perspectiva da aprendizagem (da leitura e da escrita) como meio de comunicação com as pessoas ouvintes; e, para esses alunos, ir à escola está vinculado aos aspectos de socialização. Por sua vez, a relação com os conhecimentos científicos escolares, sobretudo no Ensino Médio, em que sua abstração e a linguagem se tornam mais complexas, e o desconhecimento de Libras por esses estudantes e seus professores levaram-nos a uma situação de fracasso escolar. Dessa forma, a relação com o mundo da Química apresenta elementos da situação identificada, mesmo que o professor tenha procurado estratégias para minimizar tal fracasso.
Abstract: This research is the result of the questions and concerns that emerged at the end of the school year of 2015, from the first professional experiences as a professor of Chemistry at a public school in the backlands of Bahia. The institution was attended by two deaf female students and a male one who, after the disapproval in that year, were in situation of school abandonment in the following year. This paper aims to understand the relationship established with the school and scientific scholarly knowledge, specifically Chemistry, by a couple of deaf brothers, in a situation of school failure. In it, studies on the education of the deaf, proposed by Sá, Skliar and Perlin, were used as theoretical reference. In order to understand of the relation established by it, the notion of the relation with the knowing in Charlot was used, and the methodological trajectory is based on qualitative research, based on Bogdan and Biklen, having as subject of the research the deaf brothers, their parents, the teacher of the discipline, a sister and three of their classmates. Data collection was carried out through an interview, which allowed us to conclude that the relationship maintained by students with the school was based on the perspective of learning (reading and writing) as a mean of communication with hearing people; and for these students, going to school is linked to aspects of socialization. In turn, the relationship with scientific scholarly knowledge, especially in High School, in which their abstraction and language become more complex, and the ignorance of Libras by these students and their teachers have led them to a situation of school failure. Thus, the relationship with the world of Chemistry presents elements of the identified situation, even if the teacher has sought strategies to minimize such failure.
Keywords: Ciência
Química
Ensino de química
Estudantes surdos
Conhecimentos e aprendizagem
Alunos surdos
Inclusão
Relação com o saber
Deaf students
Inclusion
Relationship with knowledge
Teaching of chemistry
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher / Institution : Universidade Federal de Sergipe
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Aline Nunes. Relação de estudantes surdo com os conhecimentos escolares : percursos e percalços no aprendizado da química. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.
Rights: Acesso Aberto
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5131
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALINE_NUNES_SANTOS.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.