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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Gisleine Souza dapt_BR
dc.date.accessioned2017-09-26T18:15:10Z-
dc.date.available2017-09-26T18:15:10Z-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.urihttps://ri.ufs.br/handle/riufs/5136-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBasil Bernsteinpor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.subjectProfessores e alunospor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectRelações na escolapor
dc.subjectDiscurso pedagógicopor
dc.subjectTeoria de Basil Bernsteinpor
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectChemistryeng
dc.subjectEducational sociologyeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectTeacher-student relationshipseng
dc.subjectTeachingeng
dc.titleO discurso pedagógico segundo a teoria de Basil Bernstein : o contexto de sala de aula no ensino de químicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3724402010625275por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1223323473808888por
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Juvenal Carolinopt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho são descritas as relações sociológicas envolvidas no âmbito escolar de professores de Química do Ensino Médio de duas escolas da cidade de Itabaiana-SE. Para discutir as relações envolvidas na comunidade escolar foi utilizado um recorte da Teoria de Basil Bernstein, em específico o Modelo do Discurso Pedagógico centrado no contexto escola/sala de aula, proposto pelo Grupo de Estudos Sociológicos da Sala de Aula (ESSA). Os sujeitos da pesquisa foram: direção, coordenação, alunos (1º e 3º Ano do Ensino Médio), pais ou responsável e professores de química. A pesquisa foi desenvolvida a partir do uso de uma metodologia mista. Os resultados mostraram que as relações entre os sujeitos professor-escola não são tão efetivas isto porque são enfatizadas apenas as interações principalmente em momentos de reuniões. A relação entre professor-pais de alunos é praticamente inexistente e a relação professor-aluno ocorre de maneira mais efetiva, porém contém imperfeições que devem ser corrigidas, segundo o modelo adotado como referencial. Em comparação ao modelo teórico para prática pedagógica do professor, proposto pelo grupo ESSA, os dois professores pesquisados apresentam similaridades em suas práticas pedagógicas, em relação ao modelo adotado. A maior discrepância nas práticas dos dois professores é em relação à classificação do espaço entre os professores e alunos, para o professor 1 há uma nítida separação do espaço, diferentemente do professor 2 que apresentou classificação fraca. Para uma prática pedagógica favorável ao desenvolvimento escolar deve-se buscar o estreitamento das relações entre todos os sujeitos envolvidos, na busca por classificação e enquadramento próximo ao modelo de uma prática pedagógica mista que seja favorável ao sucesso do aluno na escola.por
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpor
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