Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/514
Document Type: | Trabalhos em Eventos |
Title: | Ciência, educação e mídia televisiva |
Authors: | Souza, Antônio Vital Menezes de Santana, Rosilaine Gomes de |
Issue Date: | Nov-2009 |
Abstract: | Neste artigo analiso as influências de programas educativos de mídias televisivas sobre a constituição do trabalho docente e como fonte de informações para alunos nos estudos da ciência física. De início apresento, brevemente, uma historiografia da ciência a partir da modernidade, destacando as diferentes epistemologias predominantes no final do século XX. Em seguida, destaco o universo da mídia televisiva através de reflexões sobre formatos, programação e produção/consumo e suas influências na constituição da docência e na formação de professores e alunos em espaços variados. Esta influência foi analisada através da aplicação de questionários, sobre a inserção da Física Moderna e Contemporânea, com alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio (EM) em duas escolas estaduais na cidade de Itabaiana-SE. Por fim, acredito que a análise de tais processos provoque o aparecimento de inquietações nos diversos atores sociais professores/professoras tendo em vista a necessidade do profissional reflexivo - crítico e autônomo dos espaços de atuação formativa e pedagógica |
Keywords: | Mídia Educação Televisão |
ISSN: | 2176-7033 |
Citation: | SOUZA, A. V. M.; SANTANA, R. G. Ciência, educação e mídia televisiva. In: FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADE, 3., 2009, Itabaiana. Anais eletrônicos... Itabaiana: UFS, 2009. Disponível em: <http://200.17.141.110/forumidentidades/IIIforum/textos/Rosilaine_Gomes_de_Santana.pdf>. Acesso em: 9 maio 2013. |
URI: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/514 |
Appears in Collections: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CienciaEducacaoMidia.pdf | 379,69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.